A presença do alumínio em todos os níveis de ensino
Projeto ABAL Alumínio nas Escolas participa de semana de educação para o ensino médio e universitário
O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas participou, no final de setembro, da Semana de Profissões do Colégio Doze de Outubro – Zona Sul de São Paulo. Com apresentação da engenheira Gisele Szilágyi, cerca de 150 alunos dos últimos anos do ensino médio conheceram um pouco sobre a profissão de engenharia de materiais e os vários mercados em que o alumínio é amplamente utilizado.
Segundo Gisele, o encontro foi ótimo para esclarecer os diversos ramos de atuação do engenheiro de materiais, “por mais que os alunos tivessem algum conhecimento sobre a atividade de engenharia dos materiais, faltava a eles verem o resultado dessa profissão na prática, na forma de produtos de alumínio”, explica.
De volta ao público universitário, o Projeto participou no dia 7 de outubro da 3ª Semana de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC. Na ocasião, o diretor técnico da ABAL, Ayrton Filleti, falou para uma plateia com mais de 70 alunos sobre o tema “Alumínio na indústria automotiva”.
Agenda
O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas visa disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com instituições de ensino. Ainda no mês de outubro, o Projeto realiza as palestras a distância “Revestimentos de alumínio aplicados com eficiência na arquitetura moderna” (22) e “Reciclagem de alumínio no Brasil: um caso de sucesso” (29).
No dia 27, a engenheira Gisele Szilágyi encontra novamente alunos do ensino médio – E.E. Prof. Joaquim Silvério Gomes dos Reis – desta vez para dar uma “Visão geral do alumínio – do minério ao produto final”.