ABAL apoia: submissão de trabalhos para 6ª edição da ABM WEEK vai até 12 de fevereiro – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL apoia: submissão de trabalhos para 6ª edição da ABM WEEK vai até 12 de fevereiro

9 de fevereiro de 2021

 

Os integrantes da Comissão Organizadora Master da 6ª edição da ABM WEEK decidiram aumentar o prazo para submissão de trabalhos da semana técnico-científica. Dessa forma, os autores poderão enviar suas contribuições até o dia 12 de fevereiro de 2021.

A Comissão avaliou que, por conta da pandemia de coronavírus, os estudos de vários pesquisadores foram prejudicados este ano, já que universidades e empresas enfrentaram diversas dificuldades, como o fechamento de laboratórios e suspensões temporárias de atividades.

“Estamos adiando os prazos para que os profissionais e pesquisadores possam se adequar a esta situação excepcional causada pela pandemia”, explica Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM.

Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados presencialmente entre os dias 8 e 10 de junho de 2021, durante as sessões técnicas da 6ª edição da ABM WEEK, em São Paulo.

“Vamos seguir todos os protocolos e recomendações determinados pelas autoridades competentes que estiverem vigentes no período de realização do evento”, afirma Valdomiro.

Apresentação de trabalhos

Para o coordenador técnico da ABM WEEK e professor da Escola de Engenharia da UFRGS, Antônio Cezar Faria Vilela, o evento é uma importante oportunidade para impulsionar a carreira acadêmica e profissional dos autores dos trabalhos.

“Na ABM WEEK, o pesquisador apresenta o trabalho e ali mesmo já escuta a opinião de pessoas qualificadas e interessadas naquele assunto. Há a possibilidade de identificar parceiros da indústria ou da academia para dar continuidade ao estudo que está se desenvolvendo. Além de ser uma ótima oportunidade para aumentar a rede de relacionamentos“, diz Vilela.

O professor ainda destaca que os trabalhos apresentados na ABM WEEK colaboram para o intercâmbio de informações entre indústria e universidade.

“Comenta-se com frequência aqui no Brasil, ao contrário de outros países, que há pouco intercâmbio entre os que fazem pesquisa na academia e o setor industrial. Um evento como a ABM WEEK busca justamente fomentar essa aproximação. E a fonte desta aproximação são os trabalhos apresentados”, explica Vilela.

Mais espaço para estudantes

Entre as novidades da 6ª edição da semana técnico-científica está a ampliação da participação de estudantes de graduação nas sessões técnicas dos seminários. A partir de agora, eles podem inscrever seus artigos em qualquer um dos eventos que compõem a ABM WEEK, e não mais somente no Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas, que completa 20 anos de realização.

“Os estudantes entram na graduação sedentos por aprenderem novos conteúdos de conhecimento de forma teórica e aplicada. Na aplicação, normalmente praticada nos laboratórios, surgem trabalhos muito interessantes. A maioria com conteúdo multidisciplinar. Então, por que não divulgá-los? A ABM WEEK oferece um leque de oportunidades multidisciplinares. No Brasil, não há oportunidade igual”, argumenta Vilela.

Clique aqui para enviar seu trabalho.