ABAL apresenta case de sucesso da reciclagem de latas de alumínio durante a COP-26 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL apresenta case de sucesso da reciclagem de latas de alumínio durante a COP-26

5 de novembro de 2021

 

Na quinta-feira, 04 de novembro, a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Glasgow, na Escócia, contou com a exibição do case brasileiro de reciclagem de latas de alumínio para bebidas, a partir do estúdio montado na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do Ministério do Meio Ambiente no Youtube.

Os principais números e resultados do setor foram apresentados por Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e Cátilo Cândido, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

“A apresentação do caso brasileiro de reciclagem de latas de alumínio no âmbito das discussões da COP26, como um exemplo de sucesso e referência para o mercado global, representa uma enorme conquista para o setor do alumínio brasileiro. Simboliza os inúmeros benefícios e o potencial de geração de valor compartilhado que podem ser obtidos quando todos – empresas, governos e sociedade – conseguem cooperar em torno de uma causa”, destaca a presidente-executiva da ABAL.

Além dos impactos positivos proporcionados em matéria de gestão de recursos e redução de emissões, Janaina reforça que a manutenção do alto índice de reciclagem, em patamares superiores aos da média global, deve-se, em grande parte, à cooperação de toda a cadeia de suprimento em torno da organização de um sistema de logística reversa e à estruturação de uma cadeia de reciclagem capaz de absorver uma demanda de crescimento ascendente.

“Os investimentos empreendidos tanto no estabelecimento de centros de coletas que estão distribuídos em todas as regiões do país, como na capacitação das cooperativas de catadores são também fatores de destaque”, reforça a presidente-executiva.

Números que falam por si

Segundo Cátilo, nos últimos 10 anos, o Brasil é um dos líderes mundiais na reciclagem da embalagem, com média histórica de 97%, a frente dos Estados Unidos, com 60%, e Europa, com 67%. Isso porque possui um desenho de logística reversa muito bem-sucedido, que serve de referência de economia circular para todo o mundo.

Atualmente, o país recicla cerca de 400 mil t de latas — ou 30 bilhões de unidades por ano. O volume é equivalente a um quarto de todo alumínio comercializado no mercado nacional, beneficiando cerca de 800 mil catadores em um trabalho que envolve indústria, comércio, entidades representativas e o governo brasileiro.

“Entregamos bebidas, um produto essencial para a sobrevivência humana, em uma embalagem melhor em termos ambientais. É possível ser rentável defendendo o planeta. O setor já evitou a emissão de 19 milhões de t de gases de efeito estufa (GEE) desde 2005”, afirmou.

Termo de compromisso

A ABAL e Abralatas firmaram recentemente um Termo de Compromisso, assinado com o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do programa Lixão Zero, com o objetivo de dar continuidade e aperfeiçoar ainda mais este ciclo de reaproveitamento da lata.

Mais do que a meta de manter o índice de reciclagem sempre acima de 95%, o setor assume também o compromisso de comprar toda a sucata disponível e de criar programas de educação ambiental em diversas esferas da sociedade, capacitando gestores públicos e cooperativas de catadores.

“O setor vem batendo recordes de crescimento no país e continuará com compromisso socioambiental, em um verdadeiro ciclo harmônico e exemplo de economia circular para o mundo”, afirma o presidente-executivo da Abralatas.

Fonte: Portal Revista Alumínio