ABAL assina convênio para criação de curso inédito de extensão universitária
Solenidade aconteceu no auditório do Belas Artes e teve a participação de representantes de indústrias e entidades ligadas à construção civil
ABAL assinou na noite de ontem, 02 de março, mais um convênio de cooperação técnico-científica com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, dando continuidade a uma parceria firmada, há cerca de dois anos, entre a associação e a escola, com o objetivo de difundir processos e produtos de alumínio no meio acadêmico.
Desta vez, além da ABAL, a parceria também envolveu as associações de cimento, construção metálica, vidro plano e PVC para a criação do Projeto Arkhi-Arquiteto, através do qual foi lançado o curso de Extensão Universitária “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”. A solenidade foi realizada no auditório do Belas Artes e contou com a presença de alunos e professores da universidade, além de representantes das indústrias e entidades envolvidas no Projeto.
“Para nossa indústria essa difusão de conhecimento, formando profissionais que projetem e especifiquem em alumínio é muito importante; hoje a construção civil é responsável pelo 3º maior mercado consumidor de alumínio no Brasil, com um potencial enorme para crescer, puxado pelas necessidades de projetos que tragam soluções de sustentabilidade, e que o alumínio pode muito bem oferecer, com sua leveza, resistência mecânica, durabilidade, baixa manutenção e infinita reciclabilidade”, destacou Adjarma Azevedo, presidente da ABAL, em sua mensagem aos presentes.
Convidado para a palestra inaugural, o prof. Dr. Enio Moro Jr, acadêmico da casa, ressaltou o ineditismo do projeto educacional, que aproxima a indústria da academia; e falou sobre os novos desafios da capacitação profissional em arquitetura e urbanismo, fato que se torna ainda mais relevante neste momento, quando o país se prepara para abrigar importantes eventos mundiais, como Copa do Mundo, Olimpíadas, Exposição Mundial, que irão movimentar o mercado ligado à Arquitetura, Engenharia e Construção Civil.
“Os processos tradicionais de ensino não conseguirão atender a essas demandas, e a universidade não poderá capacitar esses profissionais enquanto as empresas estiverem distantes dos centros de capacitação. O Belas Artes acredita que pode abreviar essas distâncias e o tempo de aprendizado, ao estreitar as relações com as empresas, por meio de suas associações”, enfatizou Moro Jr.
Em seguida os representantes das entidades assinaram o termo que oficializou a parceria técnico-científica e a criação do curso de extensão universitária, que tem suas aulas iniciadas no próximo dia 13 de março. Para mais informações sobre o curso “Sistemas Construtivos: Processos, Materiais e Produtos”, acesse o site http://www.belasartes.br/arkhi-arquiteto.