ABAL assina Termo de Compromisso e anuncia o novo índice de reciclagem de latas – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL assina Termo de Compromisso e anuncia o novo índice de reciclagem de latas

10 de novembro de 2020

 

Nesta terça-feira, 10/11, a inauguração do Centro de Coleta da Novelis, em Águas Claras (DF) foi o palco para a ratificação do “Termo de Compromisso da Logística Reversa das Latas de Alumínio para Bebidas” em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A assinatura do documento foi feita pelo Ministro do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Salles; o presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Milton Rego; e Cátilo Cândido, presidente-executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Milton Rego destaca que a assinatura do Termo de Compromisso é consequência do esforço do Ministério do Meio Ambiente na implementação e efetividade da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e da trajetória de sucesso da cadeia brasileira de reciclagem, sinônimo de sustentabilidade, economia circular e geração de renda e empregos para milhares de brasileiros.

“O Termo de Compromisso da Lata, fruto do entendimento entre setor público, privado e sociedade, reforça ainda mais o compromisso da indústria do alumínio com um futuro mais sustentável e baseado em uma economia circular de fato, além da importância do metal como solução para a gestão de resíduo sólidos no País”, afirma Milton Rego.

Índice de reciclagem de latas em 2019 cresce

Ainda no evento, Milton Rego anunciou o novo índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas . Em 2019, o índice alcançou a incrível marca de 97,6%. Foram 375,5 mil toneladas vendidas, aumento de 13,7 % em relação ao ano anterior, e 366,8 mil toneladas coletadas, incremento de 14,7% ante 2018.

Com a assinatura do Termo, o setor de alumínio se compromete a aperfeiçoar o sistema de logística reversa da latinha, com a manutenção do elevado índice de reciclagem em patamar de 95%, média histórica dos últimos 20 anos.

“Mesmo com uma cadeia robusta, estruturada e números que falam por si só, Brasil é referência mundial quando o assunto é reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com a assinatura do Termo vamos trazer maior transparência ao processo com oportunidades para aperfeiçoar ainda mais a cadeia, o que pode nos permitir gerar novos investimentos e, consequentemente, a integração de esforços de todos os participantes na manutenção dessa história de sucesso”, destaca o presidente-executivo da ABAL.

Novo Centro de Coleta da Novelis

A nova unidade da empresa no Distrito Federal possui capacidade de processamento de 680 kt/ano, viabilizando o envio da sucata para a planta de Pindamonhangaba (SP), atualmente o maior centro de reciclagem de alumínio da América do Sul.

A inauguração complementa o programa de investimentos da empresa, na ordem de R$ 650 milhões, com o objetivo de expandir a capacidade de reciclagem de latas de alumínio para 450 kt/ano.

Nos últimos meses, a Novelis inaugurou outros Centros de Coleta de latas de alumínio em diferentes regiões do Brasil, totalizando agora 13 unidades.