ABAL conclui com sucesso o Projeto Juntas, realizado no âmbito da aliança estratégica estabelecida com a Embrapii e IPT
Após quase 3 anos de execução, o evento de encerramento do projeto colaborativo “Desenvolvimento de sistema para estudo comparativo do desempenho de juntas de ligas de alumínio em estruturas de veículos automotores”, conhecido como “Projeto Juntas”, foi realizado na sede do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), no dia 22 de novembro. Lançada em 2019, a iniciativa de PD&I é a primeira da Aliança Estratégica firmada entre a ABAL e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
O projeto reuniu as associadas CBA, Hydro, Recicla BR, Novelis e Prolind, além das empresas Aethra, Autolens, Böllhoff, ESAB, FSW Brasil, Maxion Structures, Parker Lord, Metalsa, Randon e Stellantis.
Além do conhecimento tecnológico de alto nível relativo a juntas de alumínio para o segmento automotivo, o projeto apresenta o modelo colaborativo, o qual possibilita muitos ganhos adicionais ao tema, como por exemplo, o surgimento de projetos secundários e novas parcerias entre os participantes.
O Projeto Juntas também se apresenta como exemplo de sucesso para o surgimento de iniciativas de desenvolvimento tecnológico para o setor do alumínio e a indústria nacional.