ABAL divulga os vencedores do Prêmio João Valiante de Jornalismo – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL divulga os vencedores do Prêmio João Valiante de Jornalismo

26 de agosto de 2008

Jornalistas da Revista JB Ecológico e TV Anhanguera recebem reconhecimento por matérias sobre reciclagem de alumínio

 

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL divulgou na última sexta-feira, 22 de agosto, durante o IX Seminário Internacional de Reciclagem do Alumínio, os vencedores do Prêmio João Valiante de Jornalismo 2008. Com o total de 22 inscrições, a 5ª. edição do Prêmio reconheceu as duas melhores matérias sobre reciclagem de alumínio, veiculadas na imprensa de janeiro a julho de 2008, nas categorias “Mídia Imprensa e Webjornalismo” e “Mídia Eletrônica”, com a entrega de um troféu e a quantia de R$ 4 mil. As melhores matérias foram escolhidas por uma Comissão composta por seis jurados entre jornalistas, representantes da indústria do alumínio e de entidades ligadas à reciclagem.

Na categoria “Mídia Eletrônica”, que teve o patrocínio da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, a vencedora foi a matéria “Reciclagem de Alumínio”, produzida por Marina Jorge Dário de Alcântara e veiculada no dia 11 de julho de 2008, na TV Anhanguera, de Goiânia (GO). A matéria apresentou os processos de reciclagem do metal, desde a coleta até a transformação em um novo produto para consumo.

Em “Mídia Imprensa e Webjornalismo”, patrocinada pela Novelis do Brasil, a matéria vencedora foi “Alumínio Sustentável”, de Luciano Lopes da Fonseca, publicada na edição de fevereiro de 2008 da Revista JB Ecológico, do Jornal do Brasil. Em um especial de seis páginas, o jornalista apresentou aos leitores um panorama da indústria do alumínio e os cuidados e benefícios que ela traz para o meio ambiente, principalmente quando se trata de reciclagem.

O Prêmio João Valiante de Jornalismo foi criado em 1999, com o intuito de esclarecer e ampliar o conhecimento da sociedade sobre a cadeia de reciclagem do alumínio. Seu nome é uma homenagem a um dos primeiros incentivadores da atividade de reciclagem do alumínio no País e um dos mais dedicados profissionais da indústria do alumínio no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *