ABAL e MRN participam de troca de comando do 4º Distrito Naval em Belém – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL e MRN participam de troca de comando do 4º Distrito Naval em Belém

12 de janeiro de 2023

 

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a associada Mineração Rio do Norte (MRN) participaram da cerimônia de troca de comando do 4º Distrito Naval (DN) da Marinha do Brasil, representadas, respectivamente, pelo consultor Robin Castello; pelo gerente de Operações do Terminal Trombetas, Paulo Ricardo Maretti; e o engenheiro naval, Dennis Hernan Silva.

Na ocasião, o vice-almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho tomou posse na função, antes exercida pelo vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, que agora passa a ser Comandante em Chefe de Esquadra. A cerimônia ocorreu na sede do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

“O Distrito Naval (4° DN) é a autoridade marítima local responsável pela área na qual o terminal de Porto Trombetas está inserido, bem como pela fiscalização do transporte marítimo de cargas. A MRN recebeu o convite formal para participar da troca de comando, e a participação da empresa se fez necessária para reforçar o canal de relacionamento institucional já existente com o 4° DN”, destacou Ricardo Maretti.

Durante o discurso de posse, Capistrano exaltou a exuberância de todo o bioma Amazônico em que o 4º DN está inserido, com rios, igarapés e furos que apresentam grande importância para a vida de quem mora e depende da floresta. O novo comandante também enalteceu a relevância do Arco Norte na economia brasileira e como a região de encontro entre o rio Amazonas e o oceano Atlântico influencia nessa dinâmica nacional.

O 4º Distrito Naval tem jurisdição em quatro estados da Federação: Amapá, Maranhão, Pará e Piauí. Dentre as organizações marítimas sob a tutela do 4º DN estão a Capitania dos Portos do Amapá, Capitania dos Portos do Maranhão, Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (sediada em Belém), Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e Capitania Fluvial de Santarém (CFS). Esta última se destaca por atuar na região do Baixo Amazonas, englobando as cidades de Santarém, Juruti, Óbidos e Oriximiná, além de Porto Trombetas.

A cerimônia reuniu autoridades civis, militares, entidades reguladoras, representantes da praticagem, iniciativa privada, Exército, Aeronáutica e Bombeiro Militar, além de autoridades do executivo como a vice-governadora do Estado do Pará, Hana Ghassan; o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura; e o gerente Regional da ANTAQ, João Maria Ferreira Filho. Também estavam presentes o capitão de fragata Fabrício Fróes Teixeira, atual Capitão da CFS; o capitão de mar e guerra Alexandre Roberto Januário, atual Capitão da Capitania de Portos do Maranhão; o gerente da Unipilot, Fernando Câmara; e o vice-almirante Murilo Barbosa, atual presidente da Associação de Terminais Privados (ATP).