ABAL e sustentabilidade da indústria brasileira de alumínio são destaques no site da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL e sustentabilidade da indústria brasileira de alumínio são destaques no site da Aluminium Stewardship Initiative (ASI)

13 de junho de 2022

 

A sustentabilidade está no cerne da indústria brasileira de alumínio, como motor para a tomada de decisões e  implementação de ações e projetos. Por isso, a partir de 2013, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), que representa empresas de toda a cadeia de valor, da mineração à reciclagem, apresenta a instituição ASI aos associados com foco nas contribuições e oportunidades que ela proporciona para o setor e para a sociedade.

O principal objetivo da ABAL ao ingressar na ASI foi estimular seus associados a conquistarem a certificação, que é reconhecida internacionalmente pelo mercado consumidor de alumínio. Mais do que uma certificação, a ASI promove e incentiva as melhores práticas de sustentabilidade, e é um recurso cada vez mais necessário, pois reconhece e valoriza os esforços de gestão responsável.

“No Brasil, diversos setores atuam globalmente e precisam estar alinhados às melhores práticas internacionais. Por isso, reconhecemos que a certificação ASI é uma referência fundamental para a cadeia do alumínio, de ponta a ponta, atendendo aos mais altos padrões de desempenho em todas as etapas da produção. Temos muito orgulho de ter representantes certificados em todas as partes da cadeia de valor”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Nosso trabalho está em andamento

O alumínio brasileiro é referência em sustentabilidade e conquistou a certificação ASI em 100% das etapas da cadeia de valor, na mineração de bauxita, na produção de alumina e na fabricação de alumínio primário. As principais indústrias de processamento e reciclagem de metais também são certificadas.

“No entanto, ainda temos um caminho a percorrer e nosso papel, como entidade que representa um setor essencial para a sociedade, é estimular continuamente as empresas brasileiras a decidirem pela associação e certificação”, destaca a presidente-executiva da ABAL.

Comprometimento com um futuro sustentável

A indústria brasileira de alumínio é competitiva, inovadora, resiliente e sustentável, fornecendo produtos certificados de alumínio com baixa pegada de carbono para atender à crescente demanda dos mercados e contribuir para soluções comprometidas com um futuro sustentável, circular e neutro em carbono.