ABAL filia-se à Aluminium Stewardship Initiative
Organização define padrões e certificações para a sustentabilidade na indústria do alumínio
A ABAL é a mais nova filiada à ASI (Aluminium Stewardship Initiative), organização global, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo definir normas para o desempenho de sustentabilidade para a cadeia de valor do alumínio.
Criada em 2012, a ASI promove o desenvolvimento sustentável e transparente no setor por meio da criação de padrões e certificações. A entidade já conta com 32 membros associados entre empresas produtoras, transformadoras e consumidoras do metal e entidades de classe. Fazem parte da ASI, por exemplo, Alcoa, Hydro, Novelis, BMW, Coca-Cola, The Aluminum Association e European Aluminium Association.
“Ao nos filiarmos à ASI, levamos nosso apoio, que representa toda a cadeia de alumínio no Brasil, para uma iniciativa que fortalece práticas responsáveis, desde a mineração até a fabricação dos produtos finais, e que busca, constantemente, por padrões cada vez mais elevados de sustentabilidade”, explica Milton Rego, Presidente Executivo da ABAL.
Como associada, a ABAL terá oportunidade de integrar discussões internacionais; compartilhar as vantagens comparativas do alumínio brasileiro, como energia limpa e baixa pegada de carbono; influenciar na definição de protocolos e governança e participar de comitê, promovido pela organização, que discute a mineração sustentável.
Confira, no vídeo abaixo, membros da ASI falando a respeito da iniciativa, da importância da sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio e os benefícios da filiação.