ABAL na Mídia: aumento de alíquota para chapas de alumínio pelos EUA inviabiliza exportação – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL na Mídia: aumento de alíquota para chapas de alumínio pelos EUA inviabiliza exportação

13 de outubro de 2020

 

A decisão do governo americano de aumentar preliminarmente as alíquotas de chapas de alumínio importadas para 18 países pode inviabilizar as exportações dos produtos brasileiros, avalia Milton Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou hoje que as alíquotas das chapas importadas do Brasil terão um adicional variando de 49,48% e 136,78%. Atualmente, em função da Seção 232, os exportadores brasileiros pagam uma taxa de cerca de 15% no mercado americano.

“Os EUA atiram primeiro e perguntam depois. É isso o que eles estão fazendo do ponto de vista do comércio internacional. Com a justificativa de defesa da indústria nacional, tomam ações protecionistas que começou com a 232. O que fizeram agora é pior do que a 232. Inviabiliza as exportações brasileiras para aquele mercado”, disse Rego.

Segundo ele, os EUA são, atualmente, o principal destino das chapas de alumínio brasileiras. No ano passado, os embarques somaram 31,52 mil toneladas.

“Até meados do próximo ano, essas serão as alíquotas que os exportadores terão que pagar no mercado americano. E o governo brasileiro e as empresas já enviaram todos os documentos necessários para provar que não há práticas de dumping”, ressaltou o dirigente.

A nova medida do governo americano, segundo Rego, pode aumentar o excesso de produção no mercado mundial.

“Essa medida é um desdobramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Restringindo os produtos chineses, o mercado americano começou a comprar de outros países. Com isso, as exportações brasileiras para os EUA aumentaram em 2018 e 2019. Ocorreu uma substituição da origem.”

Fonte: Valor Econômico

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/10/09/aumento-de-aliquota-para-chapas-de-aluminio-pelos-eua-inviabiliza-exportacao-diz-abal.ghtml