ABAL na Mídia: Brasil é destaque em guia de mineração sustentável do Instituto Internacional do Alumínio (IAI) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL na Mídia: Brasil é destaque em guia de mineração sustentável do Instituto Internacional do Alumínio (IAI)

17 de fevereiro de 2022

 

Fonte: Brasil Mineral

O Instituto Internacional do Alumínio (IAI, sigla em inglês) publicou  2ª edição do Guia para Mineração Sustentável de Bauxita, documento voltado às melhores práticas de gestão de rejeitos do setor. A presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Janaina Donas, diz que o setor do alumínio tem a bauxita como principal matéria-prima, que desempenha um papel ainda maior como catalisador de mudanças positivas e como propulsor de um futuro sustentável.

“O Brasil se beneficia por ter a quarta maior reserva de bauxita do mundo, com minas operadas por empresas comprometidas com o alto desempenho, implementação de soluções inovadoras para uso compartilhado do solo, recuperação de áreas mineradas e com planejamento e gestão de rejeitos”.

Entre as operações de bauxita que buscam implementar estratégias de negócios que gerem valor à sociedade e, ao mesmo tempo, reduzam os impactos ambientais, estão a aplicação de métodos inovadores utilizados para acelerar a recuperação do solo em suas de áreas de mineração. No Pará, Alcoa e Hydro adotam a técnica de nucleação, que reduz a emissão de gases do efeito estufa.

A Mineração Rio do Norte (MRN) promove ações de conservação e pesquisa ambiental, por meio de convênio com órgãos governamentais e universidades locais, enquanto em Minas Gerais, áreas da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), originalmente lavouras de café, serviram à mineração. Após passarem por processo de recuperação com técnicas desenvolvidas em parceria com uma universidade local, as áreas voltaram a cultivar café, com produtividade maior do que antes de servirem à mineração. A conservação da biodiversidade e a gestão dos recursos hídricos também são ressaltadas no documento, tanto pela perspectiva do reaproveitamento da água na etapa de beneficiamento da bauxita, quanto pelas preocupações associadas às mudanças climáticas e gestão de rejeitos.

“As companhias desenvolvem dezenas de projetos sociais nas áreas da educação, da capacitação profissional, da saúde, que são fundamentais para as populações locais”, diz a presidente-executiva da ABAL. Segundo Janaina, essas ações veem um futuro, cujo objetivo é transformar a realidade presente e deixar um legado que transcenda a atividade mineradora.

O Guia para a Mineração Sustentável da Bauxita pode ser acessado no https://international-aluminium.org/resource/sustainable-bauxite-mining-guidelines-second-edition-2022/.

Crédito da imagem: Tarso Sarraf