ABAL participa de live sobre a modernização do setor elétrico no país – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL participa de live sobre a modernização do setor elétrico no país

16 de março de 2022

 

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) esteve presente na live “Por um setor elétrico moderno e acessível a todos os brasileiros”, realizada no canal do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) no Youtube.

Durante o evento, foram destacados os principais pontos do Projeto de Lei (PL) 414/2021, de relatoria do deputado federal Fernando Coelho Filho, que propõe a modernização do setor elétrico, com consequente redução no custo da energia. Além disso, foi lançado o “Manifesto por um setor elétrico mais moderno, competitivo e acessível a todos os brasileiros”, elaborado pela sociedade civil e associações de consumidores em apoio à aprovação do texto pelo Congresso Nacional — clique aqui para ler.

Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL, esteve no encontro virtual representando o grupo União pela Energia, movimento que reúne 60 associações e federações da indústria nacional pela defesa da competitividade do setor energético e que teve uma atuação importante na aprovação do novo marco regulatório do gás natural no país.

“O grupo entende que o extraordinário potencial brasileiro de energia limpa e renovável é a base para a transição energética e da competitividade da economia nacional”, afirmou a dirigente.

Na ocasião, o deputado Fernando Coelho Filho contou que o PL já teve outras versões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e que deverá ser votado em regime de urgência.

Segundo o parlamentar, uma versão atual do texto será inserida no site da Câmara. A ideia é que a votação ocorra ainda neste ano, antes do período eleitoral.

“Tenho conversado com o governo para ter apoio nessa tramitação. Estamos animados com as manifestações que temos recebido”, ressalta.

A live contou com a presença de representantes da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Instituto Pólis, Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica (Conacen), Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) e do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Fonte: Portal Revista Alumínio