ABAL promove o tema da “descarbonização na indústria do alumínio” durante a ABM Week
A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) marcou presença de destaque na 7ª edição da ABM Week, o renomado evento técnico-científico promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Sob o tema ‘Descarbonização e a indústria do alumínio’, a ABAL apresentou um painel que ecoou a importância do setor alumínio na construção de uma economia circular e de baixo carbono, assim como na promoção do uso eficiente de recursos.
O painel contou com a presença do Gerente Geral de Sustentabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Leandro Faria, e do Gerente Comercial da Norsk Hydro, Paulo André Pionti. Adicionalmente, Paulo Alves, representando a Maxion, trouxe uma perspectiva externa valiosa sobre a importância do uso do alumínio no mercado automotivo. A moderação ficou a cargo de Heber Pires Otomar, Coordenador de Comitê de Tecnologia e Inovação da ABAL.
O evento também proporcionou um espaço para a academia, com a participação do professor Carlos Triveno Rios e alunos de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas. Este projeto desempenha um papel fundamental ao promover o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico.
Além disso, a entidade contribuiu para o diálogo sobre a intersecção entre tecnologias emergentes e modelos organizacionais, por meio da participação de Luis Carlos Maldaner, representando a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em um painel específico sobre o impacto dessas tecnologias no cenário empresarial.