ABAL reúne dezenas de estudantes e docentes para disseminar conhecimento sobre o alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

ABAL reúne dezenas de estudantes e docentes para disseminar conhecimento sobre o alumínio

4 de outubro de 2021

 

Ampliar o conhecimento sobre o alumínio e estreitar relacionamento com o meio acadêmico são premissas da ABAL e integram anualmente o escopo de ações e projetos da entidade. Neste contexto, foram realizados, em 2021, três workshops virtuais sobre a aplicação do metal nos segmentos de embalagens, construção civil, automotivo e de transportes, reunindo ao todo 71 participantes entre estudantes e docentes.

Um dos destaque foi o workshop “Embalagens de alumínio”. Realizado no dia 15 de setembro, a programação do evento contemplou três palestras e foi iniciada com uma introdução ao alumínio, suas caracteristicas e diferenciais competitivos. Na sequência, a ministrante Cinthia Squadrani abordou as soluções inovadoras de embalagens de alumínio e Bruna Godoi, especialista da nossa associada Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), apresentou o case “Tendências em embalagens e sustentabilidades”.

Erivan Witamar, da EW Design Studio, fechou o workshop com a palestra “Design de alumínio” e coordenou a dinâmica em grupo. Na ocasião, os participantes trouxeram soluções impressionantes para uma embalagem de alumínio, a partir da indicação de um produto (chá desidratado, pet food, talco para os pés, molho pronto de tomate, vinho e açúcar) e aplicação das técnicas apresentadas no evento.

“O workshop de embalagens é um ótimo exemplo do trabalho fantástico da ABAL na disseminação de informações relevantes sobre o alumínio para o mercado profissional e para quem está em processo de formação. Fiquei muito honrado em ter sido convidado para participar do evento, pois tive a oportunidade de interagir com os participantes e aprender com os demais palestrantes. A associação, por meio de uma postura amigável e competente, aproxima todas as pontas da cadeia de produção, promovendo as qualidades do alumínio e contribuindo para o uso de materiais mais sustentáveis e benéficos para o planeta”, afirma o palestrante Erivan Witamar, da EW Design Studio.

Elogios dos participantes

Cristiane Krause Santin, professora-doutora do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade do Vale do Rio Doce (UNISINOS), não poupou elogios ao workshop “Embalagens de Alumínio”. A docente destacou a qualidade do conteúdo apresentado.

“Os palestrantes trouxeram informações extremamente valiosas e agregadoras. As dinâmicas promoveram a interatividade e troca de ideias entre profissionais e alunos em formação, mostrando que a transformação está em unir os saberes e na participação colaborativa de todos”, disse ela.

Silvia Aparecida Carvalho da Silva, estudante de Engenharia de Alimentos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), segue a mesma linha de raciocínio. A aluna resumiu a experiência como “incrível”.

“Os palestrantes demonstraram grande conhecimento e didática na exposição do conteúdo. E a dinâmica foi maravilhosa, pois desenvolvemos uma embalagem de um produto com pessoas de outros estados, de personalidades e habilidades diferentes, e me impressionou que conseguimos trabalhar muito bem pelo pouco tempo de conversa que tivemos. Tudo isso aumentou meu conhecimento sobre o tema e eu estou ansiosa para os próximos eventos da ABAL”.

Confira, abaixo, a relação de instituições, cursos e regiões participantes de cada workshop:

Workshop “Embalagens de alumínio” – 15/09

Unicamp Engenharia de Alimentos São Paulo
UFPE Design Pernambuco
CEFSA Engenharia de Alimentos São Paulo
UFPB Design Paraíba
Belas Artes Design de Produtos São Paulo
Unisinos Engenharia de Alimentos Rio Grande do Sul
Unifesp Engenharia de Materiais São Paulo

Workshop “Alumínio no setor automotivo e de transportes” – 09/06

UniRedentor Engenharia Mecânica e Engenharia Civil Rio de Janeiro
UFRN Engenharia de Materiais Rio Grande do Norte
FATEC SP Tecnologia de Materiais São Paulo
UFPB Engenharia de Materiais Paraíba

Workshop “Alumínio na arquitetura e na construção civil” – 19/05

UFPA Engenharia de Materiais Pará
UNISINOS Arquitetura e Urbanismo Rio Grande do Sul
Mackenzie Arquitetura e Urbanismo São Paulo
Mauá Engenharia Civil São Paulo