Ações da MRN movimentaram a Semana do Meio Ambiente – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Ações da MRN movimentaram a Semana do Meio Ambiente

13 de junho de 2023

 

Em celebração a Semana do Meio Ambiente, a Mineração Rio do Norte (MRN), tratou sobre fauna, flora, gestão de resíduos e monitoramento hídrico durante as palestras, workshops e até mesmo as visitas.

À frente do workshop sobre resíduos industriais, a engenheira ambiental Dayane Moreira destacou que a MRN tem investido em diferentes áreas quando se trata de gerenciamento de resíduos. Por isso, possui facilitadores dentro de cada uma dessas áreas.

“São empregados responsáveis por levar informações e esclarecimentos acerca do descarte adequado, identificação e segregação dos resíduos. Quando nos reunimos queremos possibilitar que mais pessoas tenham acesso a informações sobre a destinação adequada para os resíduos”, comentou.

A gestão de resíduos também foi assunto na área florestal do Meliponário, do Programa de Resgate e Monitoramento de Abelhas sem Ferrão, apresentado pelo analista ambiental, Leonardo Lino. Ele destacou ainda que a reutilização não passa despercebida pelo programa, fazendo com que ao menos 80% dos materiais utilizados são reaproveitamento de resíduos.

“Os pedaços de telhas que não seriam mais úteis às obras, pedaços de madeira sem valor comercial que seriam descartados no processo de supressão, são utilizados na construção do meliponário. Ou seja, além de preservarmos uma quantidade grande de polinizadores, fundamentais ao desenvolvimento de áreas revegetadas, desenvolvemos uma pegada sustentável com o reuso de materiais”, explicou.

Os estudantes dos Jardins II e Fundamental I do Colégio Equipe, no distrito de Porto Trombetas, receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com animais peçonhentos e transmissão de doenças. Atento a cada pergunta, o responsável pelos conhecimentos repassados aos pequenos foi o analista ambiental Pedro D´Ávila. Para ele, o despertar do interesse pela sustentabilidade ainda na fase infantil é fundamental.

Simultâneo aos minicursos e workshops, visitas ao Viveiro Florestal e Epifitário, foram realizadas visitas nos processos de reflorestamento e monitoramento hídrico para apresentar todas as etapas e importância destas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *