Albras completa 30 anos de atuação na Amazônia – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Albras completa 30 anos de atuação na Amazônia

13 de julho de 2015

Partida do primeiro forno ocorreu em 6 de julho de 1985

No dia 06 de julho de 1985, a Alumínio Brasileiro S/A (Albras), inaugurava no município de Barcarena, no Pará, o seu primeiro forno de produção de alumínio primário. O fato completa 30 anos, e marca o início da indústria do metal na Amazônia.

“Viemos para o Pará com o objetivo inicial de melhorar a balança comercial do Brasil. Quando começamos a indústria do alumínio, o país estava em déficit, exportando bauxita e importando alumínio. Nós mudamos esse cenário, porque passamos a produzir o metal e a exportá-lo, contribuindo para o desenvolvimento da região Norte”, destacou Takashi Nakamura, diretor presidente em exercício da empresa, presente desde a implantação do projeto.

A Albras é controlada pela Nippon Amazon Aluminium Co. Ltd. (NAAC), consórcio de empresas japonesas que detêm 49% das ações, e pela Hydro, empresa estatal norueguesa que assumiu os outros 51% em 2011. Em 2014, a planta produziu 438.778 toneladas de lingotes de alumínio primário e tem capacidade instalada de 460 mil toneladas/ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *