Alcoa celebra 58 anos no Brasil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa celebra 58 anos no Brasil

15 de maio de 2023

 

A Alcoa está no Brasil há 58 anos, quando inaugurou a primeira planta operacional em Poços de Caldas (MG). Hoje, são mais de 17 mil colaboradores diretos e indiretos que atuam nas três unidades produtivas: Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA); nos três escritórios corporativos (em São Paulo, Poços de Caldas e Belém) e também nas quatro usinas hidrelétricas (Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito).

Cada unidade produtiva da Alcoa tem uma característica única que a diferencia no mercado. A unidade de Poços de Caldas é focada na produção de pó de alumínio, lingotes, tarugos e aluminas não metalúrgicas (NMA) que geram produtos com o selo EcoSource (de baixa emissão de carbono), destinados para os mercados nacional e global.

Em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, eliminando a necessidade de construção de novas áreas de rejeito. A tecnologia transforma a lama originária do beneficiamento da bauxita em um material compactado com umidade semelhante à encontrada no solo.

“A tecnologia aplicada neste equipamento é referência para a indústria do alumínio internacional, o que permite que a Alcoa contribua para a redução das emissões de CO2 na cadeia produtiva de segmentos essenciais que usam alumina e pó de alumínio como matérias-primas, incluindo tratamento de água, indústria química, refratários e vidros automotivos”, diz Fabio Martins, diretor de Operações da unidade.

Nos últimos cinco anos, somente na região de Poços de Caldas (MG), Andradas (MG), Caldas (MG) e Divinolândia (SP) foram investidos  R$ 15 milhões em ações e projetos sociais nas comunidades, além do pagamento de impostos e a geração de empregos diretos e indiretos.

Outro investimento que merece destaque na trajetória recente da Alcoa é a evolução dos índices de diversidade: 85% dos contratados em 2022 são pessoas de grupos sub-representados. Mulheres, pretos e pardos, pessoas com deficiências e profissionais LGBTQIAP+ encontram na companhia um ambiente plural e acolhedor para crescerem e ocuparem posições estratégicas, inclusive entre a liderança. Este trabalho de investimento em equidade, inclusão e pertencimento já está sendo reconhecido por instituições de credibilidade, como Bloomberg, Instituto Ethos, Great Place To Work e Top Employer, entre outras.