Alcoa consolida ‘cultura de segurança’ em suas operações
Na Alcoa, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado na última terça-feira, 27/07, é representativo. Por meio da consolidação de um Programa de Gerenciamento de Riscos Críticos (CRM), a empresa já realizou mais de 30 mil verificações de controles críticos realizadas em campo, além de investimentos em melhorias de processos.
A cada ano, políticas e processos de segurança vem sendo, cada vez mais, aprimoradas na empresa. Por meio de medidas adotadas diariamente, associadas às atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas pela liderança e por todos os colaboradores, a Alcoa tem melhorado os indicadores com o objetivo final de zerar acidentes. Em 2020 houve uma redução na taxa de incidentes em 0,22, se comparado com o ano de 2019 (2020: 0,42 / 2019: 0,64). A taxa de incidentes considera todos os casos que resultaram em lesões, afastamento, restrição ao trabalho e tratamento médico de colaboradores diretos e indiretos.
“Na Alcoa, sabemos que a prioridade máxima é a segurança das pessoas, nossas políticas, nossos processos e o mais importante: nossas práticas do dia a dia visam, consistentemente, controlar os riscos de nossas operações. Sabemos que cada um de nós tem o direito e o dever de parar qualquer operação que não esteja sendo feita com segurança”, afirma o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira.
Nas unidades da Alcoa – Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), a redução dos índices de acidentes de trabalho é resultado da consolidação de uma cultura de segurança, reforçada pelo aumento de notificações com o cartão PARE, ferramenta utilizada pelos colaboradores diretos e indiretos durante as operações em situações, em que o bom senso é fundamental para identificar um tipo de ação que pode resultar uma situação de risco.
Outro exemplo vem de Juruti, onde se iniciou um novo processo nessa jornada de transformação cultural. De acordo com Jorgeane Almeida, supervisora de Segurança do Trabalho, os históricos de incidentes e investigações revelavam que aspectos comportamentais eram muito frequentes para a causa dos incidentes. Foi então que a planta decidiu entender melhor esses resultados e se essa avaliação estava correta e decidiu contratar uma consultoria especializada, para auxiliar nessa transformação.
“Nossa empresa além de ser diversa tem uma miscigenação de pessoas, por isso não importa de onde você veio, ou se você está na empresa há 30 anos ou há 30 dias. Tudo o que fazemos – Cuidar das Pessoas, Trabalhar com Excelência e Agir com Integridade – tem um objetivo em comum: fazer com que todos cheguem motivados e retornem para suas casas e para suas famílias em segurança”, finaliza Otávio Carvalheira.