Alcoa Poços de Caldas reabilita 24 hectares de áreas mineradas em 2020 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa Poços de Caldas reabilita 24 hectares de áreas mineradas em 2020

5 de abril de 2021

 

Desde que iniciou as operações em Poços de Caldas, há 55 anos, a Alcoa tem investido continuamente em programas ambientais, como o de reabilitação de áreas mineradas. Iniciado na década de 70, a iniciativa é pioneira no país, reconhecida internacionalmente e serviu de base para o primeiro manual do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) sobre o assunto.

Nesses mais de 40 anos, o programa evoluiu e hoje adota as mais modernas técnicas para o retorno da área minerada a um estado biológico apropriado, similar ao anterior à mineração, e soma 675,09 hectares de áreas reabilitadas, de 1979 a 2020, correspondente a 675 campos de futebol.

No ano passado, apesar de todos os desafios enfrentados com a pandemia, que obrigou as empresas a readequarem suas rotinas de trabalho para proteger seus colaboradores, a mineração reabilitou 24,02 hectares, cerca de 24 campos de futebol.

“O ano de 2020 foi de superação para a nossa área, mas garantiu ótimos resultados para a companhia, sendo que um dos destaques foi o fechamento, remoldagem e reabilitação de minas exauridas”, destaca Lucas Goes, Engenheiro Florestal da Mineração. “Esse processo é de extrema importância para a nossa atividade, pois por meio dele garantimos as condições adequadas para a recuperação da funcionalidade ambiental e o restabelecimento de equilíbrio dinâmico das áreas mineradas, de modo a retorná-las às condições desejáveis da melhor forma possível”.

O engenheiro explica que a reabilitação é feita por meio do plantio de mudas nativas, quando a área é de propriedade da Alcoa, ou de outra vegetação, quando pertence a permissionário.

“O destino da área é definido por meio da parceria entre o proprietário da terra e os técnicos da Mineração”, explica.

Viveiro de Mudas

O sucesso do programa de reabilitação de áreas mineradas deve-se também à qualidade das mudas de espécies nativas, produzidas no Viveiro, localizado na área do Parque Ambiental da Alcoa, utilizadas também na compensação ambiental, oriundas de processos de licenciamento ambiental de minas, e doação para a comunidade. Em média, são produzidas anualmente 100 mil mudas de 70 espécies de árvores nativas, a partir de matrizes (árvores propícias para a coleta de sementes) da região, garantindo, assim, maior variabilidade genética, adaptabilidade local e desenvolvimento das mudas.

O Viveiro mantém um programa de doação de mudas para a comunidade. A solicitação deve ser feita pelo e-mail lucas.goes@alcoa.com.