Alcoa premia projetos inovadores de alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa premia projetos inovadores de alumínio

21 de junho de 2012

Em dez anos da premiação, foram mais de 2.000 trabalhos inscritos

 

A Alcoa divulgou no final de maio os campeões do 10º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. O objetivo do concurso é estimular a utilização de um material infinitamente reciclável, o alumínio, em projetos com soluções criativas e inovadoras de produtos ou aplicações do metal.

 

 

 

Nos dez anos da premiação, foram mais de dois mil trabalhos recebidos e 174 universidades participantes. Somente na décima edição, mais de 260 projetos concorreram ao prêmio na modalidade profissional e estudante e 79 instituições de ensino participaram.

“Finalizamos com muito entusiasmo a décima edição do Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio, uma jornada cheia de desafios e conquistas, com projetos inovadores e que demonstram como toda a sociedade evoluiu no firme propósito de construir um mundo mais sustentável”, afirmou Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe Feder.

A ABAL, apoiadora técnica do prêmio, destaca a importância das dez edições realizadas. Segundo o diretor técnico da entidade, Ayrton Filleti: “o Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio movimenta e incentiva tanto o meio acadêmico como as indústrias na busca por novas aplicações para o metal, muitas vezes com resultados surpreendentes e que apenas ressaltam a versatilidade que possui o alumínio”.

Premiados
Em comemoração aos dez anos de realização ininterrupta do Prêmio, foi instituído o Troféu Inovação da Década que contemplou o autor do projeto mais inovador entre todas as edições. O Prêmio ficou com o Barco Portátil Movido a Pedal, de autoria de Mateus Frois, engenheiro aeronáutico, campeão da 7ª edição do Prêmio Alcoa.  Trata-se de um barco eficiente, leve, de baixo custo e que pode ser transportado no porta-malas.

Entre os vencedores da 10ª edição do Prêmio, o primeiro lugar na modalidade estudante foi para Bárbara Beraldo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o projeto Habitação Emergencial para Refugiados Ambientais (HERA), um acampamento auto-sustentável que garante, com qualidade, a vida dos desabrigados. Na modalidade profissional os campeões foram os designers Artur Mottin e Caroline Salvan com o Sistema Lien, projeto que visa facilitar o manejo e adequação dos sistemas de criação de moluscos, peixes e crustáceos. 

Para conhecer todos os projetos premiados (1º, 2º e 3º lugares) e seus idealizadores acesse:http://www.alcoa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *