Alcoa realiza encontro com os moradores e esclarece dúvidas sobre simulado de emergência – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alcoa realiza encontro com os moradores e esclarece dúvidas sobre simulado de emergência

22 de maio de 2023

 

A Alcoa Poços de Caldas realizou mais duas etapas do processo de preparação para o simulado de emergência, aconteceu dia 20 de maio. O seminário contou com os moradores do bairro Jardim Kennedy II, que fazem parte da Zona de Autossalvamento (ZAS), e uma mesa com os órgãos envolvidos.

Importante reforçar que as estruturas da Alcoa estão seguras, monitoradas e controladas. Não há nenhuma barragem em nível de alerta ou emergência.

Pré-requisito do Plano de Segurança de Barragens (PSB) e do Plano de Atendimento à Emergência (PAE), a preparação da dinâmica do simulado aconteceu na tarde da quarta-feira, 17 de maio, no Clube Alcoa. O alinhamento foi coordenado pela Consultoria WSP Golder e pela equipe de segurança da empresa. No total, 44 profissionais, representando Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além da própria Alcoa, definiram as principais condutas a serem adotadas diante do cenário hipotético de emergência (Nível 3) que será simulado. Inclusive haverá o disparo da sirene de alerta, que é o sinal para a evacuação das residências.

De acordo com Wander Nogueira da Silva, sargento da Defesa Civil Estadual, todos os órgãos estão capacitados e preparados.

“Tenho certeza de que o exercício vai ocorrer dentro da normalidade e dos seus objetivos. Esse exercício é de extrema importância para que a simulação aconteça da forma mais real possível”.

No dia 16 de maio, foi a vez da comunidade conhecer a importância de participar do simulado durante um encontro na Associação Bem Viver. Mauro Barbosa, Coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Giannotti, gerente de Refinaria e Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs), Maria Cristina Gonçalves, Gerente de Relações Externas e Comunicação, e Gláucia Cava, supervisora de Segurança e Coordenadora do PAE Alcoa apresentaram informações sobre o treinamento e tiraram dúvidas dos participantes.

“Reforçamos a necessidade de participar do exercício como medida preventiva. É primordial que todos saibam o que fazer em caso de emergência”, explica Gláucia.

O convite para o simulado foi realizado por meio de um intenso plano de comunicação, com distribuição de material informativo porta a porta, avisos em carros de som e também por meio da divulgação na imprensa local.