Alubar avança em ranking das maiores empresas brasileiras – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar avança em ranking das maiores empresas brasileiras

12 de setembro de 2022

 

A Alubar conquistou a 16ª colocação entre as 50 maiores empresas das regiões Norte e Centro Oeste, no Anuário Valor 1000 que destaca as grandes empresas em diversos segmentos econômicos. A companhia avançou em vários aspectos de acordo com a publicação: 1º lugar entre as 10 empresas em receita líquida; 2º lugar entre as 10 na classificação geral da publicação; 2º lugar entre as 10 em rentabilidade; 5º lugar entre as 10 em cobertura de juros, 7º lugar entre as 10 em margem EBTIDA ( sigla de “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization”) , que significa “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”, e também o 8º lugar entre as 10 empresas em alavancagem financeira.

No ranking geral, a Alubar ficou em 273ª colocação entre as 1000 maiores empresas brasileiras, conquistando 56 posições em relação ao ranking anterior.

“Essa conquista reflete a compreensão da empresa em lidar com diversos fatores sociais, ambientais e de governança. Tais práticas são essenciais para a Alubar e estamos potencializando nossas premissas com os diversos stakeholders. E vamos continuar trabalhando para a melhoria contínua em todos os nossos processos”, afirmou Maurício Gouvea dos Santos, CEO do Grupo Alubar.

Para definir o ranking das empresas foi formado um comitê por profissionais de mercado especializados. Eles atribuíram pontos à sustentabilidade das melhores empresas em cada setor e enviaram suas avaliações. Neste ano, as notas foram atribuídas exclusivamente aos 26 setores que foram apresentados nas análises feitas pela Valor 1000 e que concentraram as grandes empresas de cada setor por receita líquida.

Outro destaque da publicação foi a inclusão, além dos seis tradicionais critérios financeiros do anuário, da análise focada em critérios ESG (sigla em inglês para boas práticas em quesitos Ambientais, Sociais e de Governança) para as três mais bem colocadas de cada setor.