Alubar entrega doações para acelerar vacinação no Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar entrega doações para acelerar vacinação no Pará

16 de agosto de 2021

 

Para contribuir com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, a nossa associada Alubar e o Movimento Unidos Pela Vacina iniciara, no dia 13/08, a entrega de mais de 20 mil itens necessários para a aplicação dos imunizantes em 119 municípios paraenses.

Os itens doados incluem caixas térmicas com medidores de temperatura, freezers, câmaras frias, caixas organizadoras, algodão, termômetro, bobina de gelo, máscaras tipo PFF2 e outros. As primeiras doações já chegaram às Secretarias Municipais de Saúde de Abaetetuba, Barcarena e Igarapé-Miri.

O Movimento Unidos Pela Vacina foi criado a partir da iniciativa de Luiza Helena Trajano, presidente dos Conselhos do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros em idade adulta contra Covid-19 até setembro de 2021.

Para alcançar esse objetivo, o Movimento conecta a necessidade do município ao doador em potencial, sejam empresas, instituições ou pessoas físicas. No Pará, empresas como Alubar estão entre as apoiadoras. A iniciativa reúne artistas, cientistas, empresários e representantes de comunidades, entidades setoriais e da sociedade civil em uma agenda de ações para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil.

“Queremos agradecer aos parceiros dessa jornada no Pará. O amadrinhamento e as doações têm tornado possível caminharmos na direção do nosso maior objetivo, que é o de salvar vidas com a vacina no braço dos brasileiros. Somente com imunização em massa poderemos ter a esperança de retomarmos a economia do nosso estado, os empregos e o crescimento do país”, reforça Maurício Gouvea dos Santos, diretor-executivo da Alubar, que também é executivo líder do Pará e integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Nesta primeira etapa, as doações da Alubar vão entregar 270 kits de itens para apoiar a vacinação nos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Acará, Bujaru e Mocajuba. A escolha foi feita por estarem próximos às atividades da unidade operacional da empresa, que fabrica cabos elétricos e vergalhões de alumínio em Barcarena. Na sequência, 460 kits serão doados para outros 40 municípios das regiões do Baixo Amazonas, Nordeste e Sudeste paraense.

Legado para a saúde da população do Pará

As entregas feitas pelo Unidos Pela Vacina permitem acelerar o processo de vacinação local e deixar um legado de melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS) do país e do Pará.

“É gratificante ver que as doações realizadas por meio do Unidos Pela Vacina, especialmente de equipamentos de infraestrutura, vão deixar um legado para o sistema público de saúde brasileiro, já que poderão ser utilizados em qualquer outra campanha de vacinação que aconteça no estado”, afirma Marilena Loureiro, do Grupo Mulheres do Brasil e também integrante da coordenação regional do Movimento Unidos Pela Vacina.

Em todo o país já foram doados e entregues mais de 433 mil itens, beneficiando diretamente mais de 475 cidades de norte a sul, do total de mais de 3.800 municípios que apresentaram necessidade por algum tipo de suprimento para a campanha de imunização.

Como ajudar outros estados

Apesar de 100% de cidades do Pará já terem sido adotadas e estarem prestes a receber os itens necessários, o Movimento ainda busca parceiros para outros estados do Brasil. Para realizar doações, basta acessar o endereço do movimento www.unidospelavacina.org.br e preencher o formulário no campo “quero doar”, localizado no canto superior direito da página.