Alubar moderniza estação de tratamento de efluentes da fábrica em Barcarena (PA) – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar moderniza estação de tratamento de efluentes da fábrica em Barcarena (PA)

19 de abril de 2022

 

Tecnologias de automação e monitoramento em tempo real já estão sendo utilizadas para elevar o padrão de qualidade da água e sustentabilidade na fábrica da Alubar em Barcarena (PA). A empresa concluiu recentemente diversas melhorias em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), que proporcionou maior eficiência no processo de monitoramento do tratamento da água, melhorando os padrões de qualidade que retorna para o meio ambiente.

O projeto contemplou novos sensores de PH, temperatura e oxigênio dissolvido, que possibilitam a leitura de parâmetros em tempo real e a geração de relatórios automáticos sobre a água tratada pela empresa. Além disso, a Alubar também trocou as bombas dosadoras mecânicas por modelos com entrada de automação, adquiriu um sensor de nível para medir a vazão do efluente tratado, além de uma nova caixa separadora de água e óleo e dois tanques de 25 mil litros para aumentar a capacidade de tratamento da estação.

Na prática, as melhorias reforçam a qualidade da água, além de permitirem maior controle do processo de tratamento e ação rápida em caso de falhas. Os investimentos na Estação de Tratamento de Efluentes buscam acompanhar o crescimento da produtividade da Alubar, que em 2021 triplicou sua capacidade produtiva de cabos elétricos para linhas de distribuição.

“Entendemos que o bom uso dos recursos hídricos é importante não apenas para o desenvolvimento das atividades fabris, mas também para a manutenção da biodiversidade em todos os locais onde estamos instalados”, afirma Thiago Alves Ferreira, gerente de Controle de Qualidade e Meio Ambiente da Alubar.

A Alubar é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Água Potável e Saneamento, e 12: Consumo e Produção Responsáveis. Além disso, as unidades fabris do grupo possuem certificações ISO 14001, que garantem o alinhamento da empresa às melhores práticas de mercado em Sistema de Gestão Ambiental.