Alubar se torna a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano, com aquisição de fábrica nos EUA – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alubar se torna a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano, com aquisição de fábrica nos EUA

9 de dezembro de 2021

 

O Grupo Alubar concluiu em novembro a aquisição de ativos de uma fábrica produtora de vergalhões de alumínio em New Madrid, no estado americano do Missouri. A empresa, que já era a maior fabricante de cabos elétricos de alumínio da América Latina, agora será também a maior produtora de vergalhões e ligas de alumínio do continente americano, com a capacidade total de produzir 300 mil toneladas por ano. A área dos laminadores tem 70.000 m² e encontra-se com a produção paralisada. A retomada das atividades está planejada para janeiro de 2022.

A nova planta de vergalhões de alumínio adquirida pela Alubar pertencia ao parque fabril da Magnitude 7 Metals, que também produz lingotes de alumínio primário no local, que fica às margens do rio Mississipi, na divisa com os estados de Kentucky e Tennesee. A empresa já está trabalhando no processo de start-up dos equipamentos. Inicialmente, serão criados 55 empregos diretos com a retomada das atividades dos laminadores no começo do próximo ano.

Expansão continuada

A empresa concluiu em 2019, a compra de uma unidade em Bécancour, no Canadá. A aquisição nos Estados Unidos fortalece a presença da Alubar no mercado norte-americano, que ainda precisa importar vergalhões de outros continentes para abastecer a fabricação de produtos que têm as ligas de alumínio como matéria-prima.

“O laminador nos permitirá atender diversos segmentos da indústria norte-americana, como os setores de cabos elétricos, siderúrgico, manufaturados de alumínio, entre outros”, afirma o diretor-executivo do Grupo Alubar, Maurício Gouvea dos Santos.

Paralelamente aos investimentos na América do Norte, a empresa também busca fortalecer ainda mais sua presença no mercado de energia elétrica brasileiro. A Alubar concluiu as novas obras de expansão e instalação de equipamentos em sua unidade de Barcarena, no Pará. As melhorias permitirão aumentar em até três vezes a capacidade de ofertar produtos para o mercado de distribuição de energia e de energias renováveis, tais como os cabos multiplexados, singelos, cobertos e cabos nus finos, além de condutores unipolares de 1kV e cabos de média tensão isolados.

A partir desta expansão, a Alubar aumentará a participação no fornecimento de cabos para as concessionárias que já atende, além de fortalecer a atuação no mercado de energias renováveis, que tem forte tendência de crescimento para os próximos anos.

“A Alubar visa ampliar a liderança no fornecimento para as concessionárias de energia e fortalecer sua atuação junto ao mercado privado. Além disso, o mercado de cabos para parques solares, que está em franca expansão, também exigirá forte demanda deste tipo de cabo”, explica Maurício Machado, diretor Comercial América Latina da empresa.