Alumínio nas escolas do ensino médio e fundamental
Alunos de escola pública recebem palestra sobre reciclagem de latinhas
O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, iniciativa da associação originalmente voltada aos estudantes de escolas técnicas e universidades, realizou sua primeira atividade com crianças do ensino fundamental, no mês de agosto. Mais de trezentos alunos da 3ª e 5ª série da EMEF Lourides Dell Porto, em Caieiras (Grande São Paulo), assistiram à palestra “Reciclagem de latinhas de alumínio”, ministrada pela engenheira Gisele Szilágyi.
A palestra aconteceu durante a semana de reciclagem na escola e sua realização foi uma iniciativa da diretora Mariana Ferrari e da professora Maria de Fátima Destro, que conheceram o Projeto através do site da ABAL. “Resolvemos saber um pouco mais sobre as palestras da ABAL, por ser um tema que trabalhamos desde o começo do ano e que as crianças têm se mostrado muito participativas”, explica Maria de Fátima. Segundo a professora, a escola estimula as boas práticas ambientais entre os alunos e mais de 15 mil latinhas foram coletadas e destinadas para a reciclagem após o evento.
Para a engenheira Gisele Szilágyi o tema reciclagem de alumínio é bastante oportuno, pois as escolas costumam trabalhar temas sobre o meio ambiente a todo o momento. “É uma forma da ABAL se fazer presente para falar sobre o alumínio e fomentar o interesse pelo metal e por suas soluções sustentáveis.” diz.
Depois do sucesso dessa ação experimental o Projeto passará a atender outras demandas em escolas de ensino médio e fundamental. Em 26 de setembro, está prevista uma nova participação da engenheira Gisele na Semana de Profissões do Colégio Doze de Outubro (Zona Sul de São Paulo), para falar sobre a Engenharia de Materiais e as oportunidades para engenheiros na indústria do alumínio.
O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas é uma iniciativa da associação que visa disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com instituições de ensino, tendo atividades principalmente direcionadas às áreas de Arquitetura, Construção Civil, Meio Ambiente, Metalurgia e Materiais que contam com o suporte técnico de consultores e especialistas da indústria do alumínio.