Alumínio nas Escolas expande presença nacional
Ações do Projeto, em novembro, alcançaram 250 estudantes e profissionais de vários estados
No mês de novembro, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas participou de eventos em duas universidades de Minas Gerais. No dia 03, o coordenador do projeto, Ayrton Filleti, apresentou o minicurso “Alumínio: produção, transformação, características e aplicações” a 80 alunos de cursos de Engenharia da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. Já no dia 20, Filleti falou sobre o “Alumínio na Indústria Automotiva” a 30 alunos de Engenharia Mecânica da PUC-MG – Pontifícia Universidade Católica.
Em parceria com as associadas Alcoa, Norsk Hydro e Votorantim Metais, o Projeto também levou 86 universitários de diversas instituições de ensino do Pará ao “2º Workshop de Bauxita e Alumina da Amazônia”, realizado em Belém nos dias 18 e 19 de novembro, onde puderam conhecer mais sobre a importância econômica dessas etapas produtivas, além da atuação responsável e os investimentos em pesquisa e tecnologia das empresas que atuam na região.
Ayrton Filleti ressalta a necessidade de expandir a atuação presencial do Projeto pelo país, “a realização de ações em diferentes estados é a melhor maneira de informar e mostrar a importância do alumínio para a indústria e a sociedade”, afirma.
Educação a distância
Simultaneamente às ações presenciais, em novembro, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas também realizou duas palestras a distância: “Alumínio na Indústria Automotiva” e o “Mercado de Trabalho para Arquitetos e Engenheiros Civis na Indústria do Alumínio” apresentadas, respectivamente, por Ayrton Filleti e a doutora em arquitetura Magda Reis. As palestras foram assistidas por 54 estudantes e profissionais do mercado, e, entre as instituições de ensino, PUC-MG e as Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de São Carlos (UFSCar-SP), marcaram presença online.
O Projeto ABAL Alumínio nas Escolas é uma iniciativa da associação que visa disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico e articular parcerias com instituições de ensino, tendo atividades principalmente direcionadas às áreas de Arquitetura, Construção Civil, Meio Ambiente, Metalurgia e Materiais que contam com o suporte técnico de consultores e especialistas da indústria do alumínio.