Alumínio nas Escolas realiza eventos para celebrar a reciclagem do alumínio
Palestra a distância e visita a fábricas levaram o tema a quase uma centena de estudantes e profissionais da indústria
Em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, celebrado em 28 de outubro, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas realizou uma série de eventos voltados ao publico externo.
A palestra a distância “Reciclagem do alumínio além do óbvio”, ministrada nessa mesma data pelo engenheiro e consultor ambiental Mauricio Born, reuniu estudantes e profissionais do Brasil inteiro. Dos 92 participantes, 86% representavam as instituições de ensino, enquanto 14% eram profissionais da indústria.
Em sua apresentação, Born ressaltou a importância cada vez maior da reciclagem para a indústria do alumínio, não somente nos aspectos socioambientais, mas também econômicos. “Dados recentes do setor apontam que um terço do suprimento de alumínio para a fabricação de produtos nacionais é proveniente de metal reciclado”, ressaltou.
Visita a fabricas
O Projeto levou estudantes para visitarem unidades de empresas associadas que tem a reciclagem do alumínio como atividade importante em seus negócios. Ao todo 58 alunos de quatro universidades foram impactados com a ação.
Jovens do curso de Engenharia de Produção da ESEG conheceram a planta da Votorantim Metais-CBA, em Alumínio (SP); enquanto alunos de Engenharia de Manufatura da Unicamp visitaram a ALUX do Brasil, em Nova Odessa (SP), estudantes de Engenharia de Materiais da UFABC estiveram na LATASA em Pindamonhangaba (SP) e alunos de Engenharia de Materiais da UNESP de Guaratinguetá visitaram a planta da Novelis, em Pindamonhangaba (SP).
“A visita foi muito interessante para os alunos, pois conseguiram ver, na prática, alguns conceitos estudados em sala de aula. Os engenheiros da fábrica foram muito atenciosos e profissionais“, elogiou o professor Miguel Ramirez, da UNESP.