Alumínio nas Escolas realiza eventos para celebrar a reciclagem do alumínio – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Alumínio nas Escolas realiza eventos para celebrar a reciclagem do alumínio

11 de novembro de 2015

Palestra a distância e visita a fábricas levaram o tema a quase uma centena de estudantes e profissionais da indústria

Em comemoração ao Dia Nacional da Reciclagem do Alumínio, celebrado em 28 de outubro, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas realizou uma série de eventos voltados ao publico externo.

A palestra a distância “Reciclagem do alumínio além do óbvio”, ministrada nessa mesma data pelo engenheiro e consultor ambiental Mauricio Born, reuniu estudantes e profissionais do Brasil inteiro. Dos 92 participantes, 86% representavam as instituições de ensino, enquanto 14% eram profissionais da indústria.

Em sua apresentação, Born ressaltou a importância cada vez maior da reciclagem  para a indústria do alumínio, não somente nos aspectos socioambientais, mas também econômicos. Dados recentes do setor apontam que um terço do suprimento de alumínio para a fabricação de produtos nacionais é proveniente de metal reciclado”, ressaltou.

Visita a fabricas
O Projeto levou estudantes para visitarem unidades de empresas associadas que tem a reciclagem do alumínio como atividade importante em seus negócios. Ao todo 58 alunos de quatro universidades foram impactados com a ação.

Jovens do curso de Engenharia de Produção da ESEG conheceram a planta da Votorantim Metais-CBA, em Alumínio (SP); enquanto alunos de Engenharia de Manufatura da Unicamp visitaram a ALUX do Brasil, em Nova Odessa (SP), estudantes de Engenharia de Materiais da UFABC estiveram na LATASA em Pindamonhangaba (SP) e alunos de Engenharia de Materiais da UNESP de Guaratinguetá visitaram a planta da Novelis, em Pindamonhangaba (SP).

A visita foi muito interessante para os alunos, pois conseguiram ver, na prática, alguns conceitos estudados em sala de aula. Os engenheiros da fábrica foram muito atenciosos e profissionais“, elogiou o professor Miguel Ramirez, da UNESP.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *