Alumínio nas escolas retoma as atividades no 2º semestre
Palestras sobre corrosão e uso do metal nas construções sustentáveis atingiram 130 pessoas
Iniciativas do Projeto ABAL Alumínio nas Escolas, as palestras a distância “Corrosão do alumínio e suas ligas” e “Alumínio: parte da solução para construções sustentáveis”, realizadas no mês agosto, atingiram 130 pessoas entre estudantes e profissionais de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.
A palestra “Corrosão do alumínio e suas ligas” foi apresentada pelo engenheiro e PhD Stephan Wolynec, que forneceu breves noções sobre o mecanismo da corrosão de metais e comparou o desempenho anticorrosivo do alumínio e suas ligas com o dos demais metais, além de apresentar os principais tipos de corrosão que o alumínio e suas ligas podem sofrer, ilustrando com alguns casos de falha em serviço.
Já o tema “Alumínio: parte da solução para construções sustentáveis”, com a arquiteta e urbanista, Cintia Figueiredo, trouxe uma visão atualizada de como a presença do alumínio em diversos componentes e sistemas utilizados na construção civil promove soluções eficientes e sustentáveis. “Os produtos de alumínio utilizados em fachadas de prédios, por exemplo, absorvem a iluminação natural e diminuem a carga térmica, reduzindo significativamente o consumo do ar condicionado,” explica Cintia.
Sobre o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas
Criado em 2006, o Projeto ABAL Alumínio nas Escolas é uma iniciativa para disseminar conhecimento, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação tecnológica do alumínio no meio acadêmico, além de articular parcerias com as principais instituições do País para o desenvolvimento de programas educacionais e realização de eventos técnico-científicos. Mais informações: no site www.abal.org.br (Capacitação) ou pelo e-mail: aluminionasescolas@abal.org.br