Arte e Sustentabilidade, uma reflexão sobre o descarte de resíduos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Arte e Sustentabilidade, uma reflexão sobre o descarte de resíduos

13 de maio de 2015

Exposição REVERTA traz arte, ciência e interatividade para o mundo da reciclagem no Brasil

Entre os dias 16 de maio e 5 de julho, acontece na Oca, no Parque do Ibirapuera, a Exposição REVERTA, reunindo ciência e arte em um mesmo ambiente, o que permite ao visitante a compreensão de todo o processo envolvido na produção, descarte, destinação e reciclagem dos resíduos sólidos pós-consumo. A mostra é uma idealização da Ambev e Ministério da Cultura, com realização do Instituto Abramundo e patrocínio da Novelis.

Dividida em quatro estações, a REVERTA – cujo nome foi pensado dentro do conceito de reverter, repensar e transformar a maneira como são tratados os resíduos, incentivando a adoção de práticas para sua correta destinação – dará aos visitantes a oportunidade de aprender mais sobre o universo da reciclagem por meio de conteúdos desenvolvidos pelo Instituto Abramundo.

Artistas plásticos, designers, cineastas e cartunistas fizeram obras especialmente para a exposição, outros vão expor releituras de suas obras ou trabalhos bastante conhecidos. O percurso artístico contará com: Alessandra Colasanti, André Dahmer, Andrei Thomaz, Augusto de Campos, Brigida Baltar, Esmir Filho, Gisela Motta e Leandro Lima, Gregg Segal, Guto Lacaz, Héctor Zamora, Jac Leirner, Lenora de Barros, Loud Noises, Lucia Koch, Marcos Prado, Mariana Manhães, Marilá Dardot, Maurício de Sousa e Opavivará!

A ideia da mostra é despertar no público uma mudança na percepção de que o que muitos pensam ser lixo é, na verdade, resíduo e se tratado como tal, pode representar preservação ambiental, economia de recursos naturais, inclusão social e renda. A exposição visa contribuir para formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, sensibilizando as pessoas quanto à importância da segregação doméstica dos resíduos para a destinação apropriada que possibilite a reciclagem.

Além da contribuição socioeconômica, a reciclagem minimiza o impacto ambiental, ao diminuir a utilização de recursos naturais e extração de matéria-prima.  “A reciclagem da sucata de alumínio economiza 95% de energia e emite 95% menos gases de efeito estufa quando comparada com o processo de produção do alumínio primário. Os ganhos sociais, ambientais e econômicos dessa atividade são imensos uma vez que ela também movimenta a economia, gera empregos e promove a inclusão social”, ressalta Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Serviço:

Exposição REVERTA

Data: 16 de maio a 5 de julho

Horário: 9h às 17h (de terça a domingo)

Local: OCA (Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana, São Paulo – SP)

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *