Painel sobre alumínio brasileiro de baixo carbono é escolhido pelo Governo para a COP28 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Painel sobre alumínio brasileiro de baixo carbono é escolhido pelo Governo para a COP28

31 de outubro de 2023

 

Em 24 de outubro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou os painéis selecionados para integrar a programação do Pavilhão Brasil durante a COP28, a conferência do clima da ONU, que acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

A seleção dos painéis foi feita pelo Comitê Temático de organização do pavilhão, que inclui representantes do governo federal, governos subnacionais, setor privado e sociedade civil. Entre os painéis escolhidos está o painel proposto pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e pela Novelis, programado para 8 de dezembro de 2023. O foco desse painel será o alumínio brasileiro de baixo carbono, destacando as características únicas do Brasil nesse setor, como a matriz energética renovável, o desenvolvimento tecnológico e a eficiente reciclagem.

O painel da colaborativo abordará a temática “Indústria e Gestão de Resíduos” com o título “Os diferenciais do alumínio brasileiro de baixo carbono”. O objetivo é posicionar o Brasil como um líder na produção de alumínio com baixo impacto ambiental, enfatizando sua baixa intensidade de carbono, que é 3,3 vezes menor que a média global. A reciclagem desempenha um papel fundamental, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa. O Brasil alcançou um marco importante ao atingir 100% de reciclagem de latas de alumínio em 2022, o que evitou emissões substanciais e gerou empregos.

Essa seleção oferece uma oportunidade valiosa para o Brasil demonstrar seu compromisso com o alumínio de baixo carbono durante a COP28, destacando seu impacto positivo na transição energética e na redução das emissões de gases de efeito estufa. O país desempenha um papel crucial na aceleração desse processo e contribui para alcançar metas ambientais e industriais.