CBA investirá mais de R$ 1 milhão em iniciativas sociais em Niquelândia (GO)
A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) mantém o compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Niquelândia, em Goiás, por meio da realização de programas e projetos em parceria com o Instituto Votorantim. Em 2019, a empresa investirá mais de 1 milhão em iniciativas de melhoria da educação pública, cultura, esporte, geração de renda, participação comunitária, qualificação de organizações, reestruturação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvimento econômico e apoio à gestão pública.
“O nosso compromisso com Niquelândia é consistente para gerar resultados que transformam. A realização do Programa ReDes, por exemplo, ajudou a consolidar pequenas cadeias produtivas e a gerar renda para pequenas organizações. Nossa atuação social, que faz parte de nossa estratégia de negócio, será mantida visando proporcionar ainda mais desenvolvimento para a região”, afirmou o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto.
Entre as iniciativas sociais realizadas pela CBA está o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Realizado desde 2009, tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública por meio de formações para profissionais da rede municipal de ensino (equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos), além de mobilização social para engajar a comunidade a também participar de atividades voltadas à melhoria da educação.
Em 2018, as ações do PVE impulsionaram a criação do projeto “Niquelândia Cidade Leitora”, que tem como objetivo mostrar a importância da leitura no desenvolvimento humano. O projeto é itinerante nas praças, espaços públicos do município e Escolas. O município de Uruaçu também foi contemplado pelas ações do PVE, que em 2018 ampliou a atuação em todo o País em comemoração ao centenário da Votorantim. Em 2019, o programa continuará sendo realizado nos dois municípios, sendo que em Uruaçu contará com o acompanhamento do Legado Verdes do Cerrado.
Inclusão Social – Em 2019, a CBA também continua realizando iniciativas que contribuem para a inclusão social de crianças, jovens e adultos. Uma delas é o programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) – Apoio Local, que tem como objetivo contribuir para a redução da violação dos direitos da criança e do adolescente, por meio do fortalecimento e qualificação do trabalho da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos.
Participam do Programa profissionais da Educação, de Saúde e de Assistência Social, incluindo representantes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também participam representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e Organizações da Sociedade Civil.
Outra iniciativa social e cultural é o Foco In Cena. Lançado em abril de 2018, o projeto foi idealizado pela empresa Cena Empresarial, de Goiânia (GO), e é realizado por meio de duas plataformas: artes e economia criativa e solidária. As atividades artísticas contemplam oficinas de teatro, dança e artes visuais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O Foco In Cena tem como objetivo utilizar a arte como instrumento de educação, levando os participantes a refletirem e dialogarem sobre os desafios das relações humanas, incentivando a mobilização dos participantes para a construção de uma vida melhor em comunidade. O projeto também abrange atividades para os pais, como oficinas de corte e costura, culinária e plantio de mudas.
Para fomentar o desenvolvimento econômico de Niquelândia, a CBA promove, desde 2011, o Programa ReDes. Realizado em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa contribui para o crescimento sustentável dos municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de projetos de cadeias produtivas locais.
Outros programas e projetos serão anunciados pela CBA durante o ano de 2019.