CBA realiza reunião com comissão que acompanhará simulado de emergência de barragens – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA realiza reunião com comissão que acompanhará simulado de emergência de barragens

1 de setembro de 2022

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou, no dia 24/08, na unidade Niquelândia, o segundo encontro da Comissão Mista, que acompanha a manutenção do Plano de Ação Emergencial (PAE) das barragens Jacuba e Mosquito. Participaram da reunião integrantes da empresa e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Corpo de Bombeiros (Defesa Civil) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Niquelândia.

A reunião teve como pauta o detalhamento da operação do simulado de situação de emergência das barragens Jacuba e Mosquito, em Niquelândia (GO), a ser realizada no dia 29 de setembro. Neste exercício, os moradores da chamada Zona de Autossalvamento (ZAS), área de influência direta das barragens, deixarão suas casas, ao soar de sirenes, e se dirigirão aos pontos de encontro para salvamento. Todos receberão orientações prévias para a realização da atividade.

No ano passado em razão da pandemia da Covid-19 e respeitando o distanciamento social, apenas um morador de cada ponto de encontro foi orientado a fazer a rota. Com essa participação foi possível avaliar a eficácia do plano sem gerar aglomerações, assegurando a saúde de todos os envolvidos. Em 2022, a CBA trabalha para que os 104 moradores mapeados participem do exercício.

Trabalho contínuo

Nas reuniões da Comissão Mista, incluindo a realizada no dia 27 de julho, foi apresentado aos participantes o sistema integrado de monitoramento e gestão das barragens, que estabelece critérios de pontuação do estado de conservação das estruturas. Conforme avaliação do sistema, ambas as barragens localizadas na unidade Niquelândia têm sido classificadas mensalmente, no período dos últimos 12 meses, com condição satisfatória, ou seja, a melhor avaliação estabelecida pelo sistema.

Para a realização do exercício simulado de salvamento, houve a atualização do cadastramento dos imóveis e da população presente na Zona de Autossalvamento (ZAS) e checagem dos 30 pontos de encontro e rotas de fuga, aprovados pelo Corpo de Bombeiros. Também será realizado antes do simulado, treinamento preparatório das equipes que vão trabalhar e dos residentes na área de influência direta das barragens. Este ano, a CBA também realiza um amplo plano de comunicação com os moradores para engajamento de todos no exercício.