CBA se une ao Fórum TNFD para apoiar a divulgação financeira relacionada à natureza – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

CBA se une ao Fórum TNFD para apoiar a divulgação financeira relacionada à natureza

11 de outubro de 2022

 

A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) reforça o compromisso com a produção sustentável de alumínio a partir da adesão ao Fórum do Taskforce on Nature-related Financial Disclosures (TNFD), entidade que desenvolve um padrão comum para que empresas e instituições financeiras possam medir e divulgar os riscos relacionados à natureza.

“Entrar no Fórum da TNFD reforça o compromisso e o posicionamento da CBA com a transparência e a estratégia em conservação da natureza e biodiversidade. Acreditamos que a troca de boas práticas e as parcerias são essenciais para potencializar as mudanças necessárias para o combate às mudanças climáticas e um futuro mais sustentável”, declara Leandro Faria, gerente geral de Sustentabilidade da CBA.

A CBA é genuinamente empenhada em gerar contribuições positivas para a sociedade e para o meio ambiente. A Estratégia ESG 2030 da empresa está baseada em 10 alavancas de sustentabilidade e, para cada uma delas, foram definidos programas com objetivos atrelados para serem atingidos até 2030. O direcionador está alinhado à Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A companhia investe na preservação da biodiversidade de matas nativas e é fundadora e mantenedora do Legado Verdes do Cerrado, reserva do bioma cerrado localizada em Niquelândia (GO), que possui uma área de 32,5 mil hectares. Além disso, é uma das empresas fundadoras do Legado das Águas, reserva de mata atlântica, localizada em Miracatu (SP).

A CBA também investe na recuperação de áreas mineradas e possui um programa de mineração sustentável, pelo qual a empresa devolve aos proprietários rurais o solo em condições iguais ou superiores às de origem, para que eles possam dar continuidade às suas atividades agrárias. Entre 2014 e 2019, foram recuperados cerca de 156 hectares, o equivalente à área de 150 estádios de futebol do tamanho do Maracanã. Somente em 2021, 80,2 hectares de áreas mineradas foram reabilitadas.

Além desses projetos, a companhia possui o Reflora, uma parceria da CBA com o Instituto Votorantim e a Reservas Votorantim voltada para pequenos e médios produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal degradadas de suas propriedades. A iniciativa promove, por meio de reflorestamento, a captura de carbono, a recuperação de ecossistemas e o incremento da biodiversidade brasileira. Por meio do projeto, a empresa fornece mudas de espécies nativas da região e realiza o plantio e a orientação técnica aos proprietários selecionados.