CNI discute Política Nacional sobre Mudança do Clima
Planos Setoriais precisarão ser concluídos até dezembro
No dia 13 de abril, o coordenador do Grupo de Trabalho Mudanças Climáticas da ABAL, Maurício Born, participou do Workshop Fomento à Economia de Baixo Carbono e Crescimento Verde da Indústria Nacional, promovido pela Confederação Nacional da Indústria-CNI, com o apoio da Embaixada Britânica e em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Meio Ambiente e Fazenda.
Na ocasião, foram debatidas contribuições para uma agenda conjunta entre o governo e o setor privado, para a promoção do crescimento verde da indústria, com foco na implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
Uma das mais importantes conclusões do encontro é a necessidade da incorporação das reduções das emissões já efetuadas a partir de 1990, nos Planos Setoriais, para efeito de cumprimento da meta de redução de 20% do total até 2020.
Pelo lado do governo, ficou claro que a intenção é que a indústria terá espaço para crescer até 2020 – não será limitado pelas metas -, mas será necessário investimentos em P&D para desenvolver uma nova economia competitiva e de baixo carbono, baseada principalmente em eficiência energética.