Com apoio da Alcoa, comunidade do Pará recebe estudantes do projeto “Florestas Inteligentes” – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Com apoio da Alcoa, comunidade do Pará recebe estudantes do projeto “Florestas Inteligentes”

31 de agosto de 2022

 

Na comunidade Piriquitaquara, na Ilha do Combu, em Belém, estudantes de três instituições de ensino superior do Pará, Minas Gerais e São Paulo participam de mais uma etapa do projeto “Florestas Inteligentes”. Com apoio da Alcoa, o projeto busca proteger a floresta, conservar a biodiversidade e melhorar a qualidade de vida de comunidades ribeirinhas da Amazônia.

As ações do projeto iniciaram em maio. Desde então, os estudantes têm mapeado os desafios para se ter acesso, por exemplo, a água potável e resolver a instabilidade da energia elétrica, por meio de soluções tecnológicas.

“Os nossos alunos das áreas de Negócios e Tecnologia foram responsáveis em propor e elaborar as soluções”, explica Caio Fanha, coordenador do International Office e de Redes de Cooperação e Inovação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa-PA).

O projeto reúne a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens-SP), Centro Universitário Newton Paiva (Newton-MG) e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa-PA). A fase inicial começou com 60 participantes, que foram capacitados durante duas semanas de masterclasses, aprendendo temáticas sobre: bioeconomia, Amazônia 4.0, Smart Solutions, entre outras.

Para André Rolim, diretor de RH da Alcoa Brasil, o projeto conecta o potencial humano com variadas possibilidades que ideias podem oferecer às comunidades.

“O principal encantamento que tenho aqui com esse projeto é essa conexão com o projeto da Alcoa que é transformar potencial bruto em progresso real. E a gente trazer esse potencial humano para poder tornar cada vez mais essas comunidades mais sustentáveis conecta diretamente com quem a Alcoa quer ser com o que a gente gostaria de contribuir para poder transformar o mundo”, destaca.

Como um dos patrocinadores masters do projeto, a Alcoa abriu as portas para que os alunos finalistas possam conhecer a unidade de Juruti e vivenciar, de perto, o modo de vida amazônico. No mês de outubro, acontece a grande final com as apresentações dos projetos e o anúncio da equipe campeã, que recebe uma premiação de R$ 5 mil.

Mais informações: contato@florestasinteligentes.org.br