Com apoio da CBA, programa social atua no fortalecimento da educação em Minas Gerais – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Com apoio da CBA, programa social atua no fortalecimento da educação em Minas Gerais

18 de julho de 2022

 

O Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) deu sequência a mais um ano de atividades na Zona da Mata Mineira. Em Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre, a iniciativa reuniu professores, gestores, coordenadores e supervisores educacionais da região para as reuniões do primeiro ciclo, visando fortalecer a gestão municipal e escolar da educação, bem como promover ações de mobilização social com as comunidades. O programa é uma parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), o Instituto Votorantim e as Secretarias Municipais de Educação (SMEs).

Os primeiros encontros formativos do PVE em cada cidade foram realizados nas SMEs, com a participação de diretores e educadores das escolas municipais locais, além das consultorias da Oficina Municipal e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Neste ciclo, foram definidos grupos de mobilizadores para apoio nas ações locais, com foco no aprimoramento da oferta e da demanda de educação de alto padrão na região, bem como na qualificação dos gestores e lideranças públicas locais. Os encontros levantaram as prioridades para os municípios em 2022, como o desenvolvimento de competências de gestão para qualificação do trabalho escolar e o acompanhamento do aprendizado dos estudantes.

O PVE vai acompanhar os grupos ao longo de quatro ciclos em 2022, com encontros virtuais e presenciais entre cada um deles. A expectativa é executar o plano de ações, registrar as atividades propostas, divulgar os resultados e compartilhar com os outros municípios participantes, para que um possa auxiliar o outro. Uma das principais frentes de atuação será nas dificuldades de aprendizagem registradas durante o período remoto, buscando encerrar o ano letivo com índices positivos de desenvolvimento escolar.

O gerente das Unidades de mineração da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca Andrade, reforça o estreitamento da parceria entre o PVE e o ensino público da região ao longo dos anos.

“Esse é um importante trabalho de continuidade, que já é desenvolvido há vários anos na região. O PVE ocorre em Muriaé e em São Sebastião da Vargem Alegre desde 2018. Já tivemos também o PVE em Miraí, entre 2009 e 2012. O programa é um grande instrumento para que possamos aprimorar cada vez mais a qualidade da gestão educacional e, consequentemente, da aprendizagem dos estudantes. Mais uma vez, reafirmamos nosso compromisso com iniciativas que beneficiem e qualifiquem os serviços públicos nas áreas onde atuamos, de forma a contribuir com a gestão escolar, os alunos e as comunidades locais”, afirma.