Com apoio da MRN, núcleo multidisciplinar gera avanços no desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas no Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Com apoio da MRN, núcleo multidisciplinar gera avanços no desenvolvimento de crianças e adolescentes autistas no Pará

5 de abril de 2021

 

Núcleo multidisciplinar gera avanços no desenvolvimento
de crianças e adolescentes autistas em Oriximiná
Espaço, que tem parceria da MRN, contribui para a evolução educacional e social de crianças e adolescentes atendidos no distrito de Porto Trombetas

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de autistas no mundo e 2 milhões de diagnosticados no Brasil. No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na última sexta-feira, 02 de abril, crianças e adolescentes autistas do distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, oeste do Pará, celebraram avanços no desenvolvimento por meio de um atendimento integrado, que prioriza a aprendizagem contínua com acolhimento e afeto no Núcleo de Educação Inclusiva e Acompanhamento Multidisciplinar (NEIAM), mantido pela Mineração Rio do Norte (MRN) em uma escola deste distrito.

A partir do tema central “Autismo, através de um olhar integrador”, durante este mês de abril, a equipe do NEIAM realizará quatro lives, que serão transmitidas sempre às 19h30 pelo Instagram do NEIAM e do Colégio Equipe Trombetas, em alusão à conscientização sobre o autismo. Serão abordados as questões “Nutrição e Autismo” (09/04); “Atraso de Linguagem” (16/04); “Integração Sensorial” (23/04) e “Comportamento e Socialização” (30/04).

Implantado desde agosto de 2017 no Colégio Equipe, o NEIAM atende 62 crianças e adolescentes de até 19 anos, sendo 15 com Transtorno do Espectro Autista – TEA, que, ao entrarem no Núcleo, passam a ser acompanhadas por uma equipe multiprofissional, formada por uma coordenadora psicopedagoga, uma fonoaudióloga, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e três professoras mediadoras.

Durante a pandemia, os atendimentos ocorrem em modelo híbrido: os terapêuticos seguem no formato presencial, que inclui um rigoroso protocolo de segurança com medidas preventivas contra a disseminação da Covid-19, estabelecidas pela equipe e acordadas com os pais e responsáveis. Já os atendimentos de mediação pedagógica ocorrem no formato on-line, seguindo o mesmo modelo adotado pela escola para as aulas regulares.

Humanização

Os trabalhos realizados pelo NEIAM, segundo Almer Moreira, gerente de Recursos Humanos da MRN, têm contribuído para a evolução da aprendizagem e social dos atendidos.

“O atendimento integrado e humanizado da equipe do NEIAM com a parceria das famílias tem feito a diferença, gerando avanços no desenvolvimento educacional e social destas crianças e adolescentes”, destaca.

A terapeuta Luana Bernardes também celebra estes três anos de resultados significativos e assinala a importância da parceria da MRN na manutenção do Núcleo.

“O NEIAM contribui significativamente para o desenvolvimento educacional e social de crianças e adolescentes da comunidade de Porto Trombetas, priorizando um atendimento integrado, buscando, por meio de procedimentos e técnicas, o desenvolvimento nos processos cognitivos, comportamentais e emocionais, possibilitando às crianças e adolescentes atendidos uma melhor funcionalidade e qualidade de vida. E a MRN é uma grande parceira do projeto. Esteve presente desde o momento da criação do núcleo, quando vislumbrou o projeto junto com a equipe, e até hoje vem dando todo o suporte necessário para a assistência dos atendimentos prestados às crianças e adolescentes”, relata Bernardes.