Com apoio da Novelis, Casa do Engenheiro é entregue ao município de Pindamonhangaba após restauro
Com apoio da Novelis, a prefeitura de Pindamonhangaba realizou, no último sábado (10/07), a entrega do restauro e readequação da Casa do Engenheiro, um imóvel tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) que faz parte do Complexo Ferroviário da cidade.
“Pindamonhangaba nos recebeu de braços abertos e nós queremos sempre retribuir, contribuindo com a evolução da cidade e com a preservação de sua história. Nos alegra, ainda mais, saber que agora a Casa do Engenheiro passa a contar com um projeto que une arte e sustentabilidade e que será parte importante para a revitalização da área onde se encontra”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais.
A Casa do Engenheiro foi restaurada com patrocínio da Novelis e MRS Logística e com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. O investimento total nas obras foi de mais de R$ 1 milhão, sendo que R$ 750 mil foi aportado pela empresa. A execução da construção levou um ano e precisou constantemente se readequar devido aos protocolos da cidade frente à pandemia.
A Formarte, empresa especializada em projetos culturais com atuação na preservação da memória e do patrimônio histórico, foi a responsável pelo gerenciamento do trabalho em uma construção que se encontrava em ruínas. A casa, datada de 1877, abrigou a residência oficial do chefe da Estação Ferroviária no passado. Agora, passa a abrigar a Estação Arte Encanto, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade, que será mais um ponto de valorização do artesanato da cidade com exposição e venda de produtos.