Consumo de produtos de alumínio no Brasil cresce 10,9% em 2021 e registra o maior volume da história – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Consumo de produtos de alumínio no Brasil cresce 10,9% em 2021 e registra o maior volume da história

10 de maio de 2022

 

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), em 2021 o consumo doméstico de alumínio registrou o volume de 1.583,9 mil toneladas, um crescimento de 10,9% em comparação a 2020. É o maior volume historicamente registrado desde que a pesquisa de mercado começou a ser realizada, em 1972.

Deste total, 88% foram produzidos no Brasil, representando um volume de 1.393,4 mil toneladas, um expressivo acréscimo de 10,6%. As importações acompanharam a alta com crescimento de 12,7% ante o ano de 2020.

Com exceção de cabos e de pó de alumínio, que registraram queda no consumo em 2021, todos os demais produtos apresentaram desempenho positivo comparado ao ano de 2020. É importante ressaltar a base de comparação para tal resultado, muito afetado pelos reflexos da pandemia.

A ABAL destaca ainda o volume recorde de consumo de chapas de alumínio em 2021, de 800,6 mil toneladas (+16,2%), diretamente relacionado ao bom desempenho do segmento de Embalagens, que representou mais de 40% do volume total de consumo e indicou acréscimo de 12,1%. Um dos destaques foi o crescimento das vendas de latas de alumínio para bebidas, com resultado 5,2% superior a 2020.

Os primeiros três meses de 2021 apresentaram o melhor resultado do ano, com volume cerca de 50 mil toneladas superior ao registrado no primeiro trimestre de 2019, ainda sem os reflexos da pandemia.

Abaixo, os Gráfico 1 e Quadro 1 detalham o consumo doméstico de produtos de alumínio em 2021.

Em relação ao desempenho dos principais segmentos consumidores de alumínio, conforme o Gráfico 2 abaixo, a maioria apresentou crescimento de dois dígitos. A exceção ficou por conta de Eletricidade, que registrou queda de 11,3%, refletindo a redução do consumo do metal nos projetos de linhas de transmissão de energia no país.

Previsão para 2022

Para o ano de 2022, a projeção continua sendo positiva para o consumo doméstico de produtos de alumínio: crescimento de 4,9% em relação a 2021, totalizando 1.662 mil toneladas.

Comércio exterior

A balança comercial da indústria brasileira do alumínio apresentou um superávit de US$ 1.655 milhões (FOB) em 2021, principalmente em função das exportações de alumina e hidróxido de alumínio, que registraram o montante de US$ 2.982 milhões (FOB).

Analisando os volumes do Capítulo SH 76 – alumínio e seus produtos, as importações (peso total) atingiram 986,4 mil toneladas, um aumento de 37% em relação a 2020. Desse total, os produtos semi e manufaturados totalizaram 216,1 mil toneladas (+ 9,6%), com a China mantendo a liderança como país de origem, representando 59% do total.

Quanto às exportações brasileiras de alumínio e seus produtos, o volume chegou a 373,6 mil toneladas (peso total) no mesmo período, com acréscimo de 15,1%. Os produtos semi e manufaturados registraram o total de 127,9 mil toneladas (- 1,6%). A Argentina permanece como o principal parceiro comercial, representando 37% do total.

Veja detalhes abaixo em Gráficos 3 e 4.

Para mais informações, por favor contate o departamento de Mercado e Competitividade da ABAL por meio do e-mail: estatistica@abal.org.br.