Consumo doméstico de alumínio cresce 15,9% no primeiro semestre – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
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Consumo doméstico de alumínio cresce 15,9% no primeiro semestre

29 de agosto de 2008

Volume foi de 508,3 mil toneladas; projeção para o ano é de 1.041,1 mil toneladas

 

A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL divulga o consumo doméstico de produtos transformados de alumínio no primeiro semestre de 2008. De acordo com a entidade, o mercado brasileiro consumiu 508,3 mil toneladas, contra 438,6 mil toneladas do mesmo período no ano passado, um aumento de 15,9%.

O crescimento foi puxado pela forte demanda dos principais segmentos consumidores. Na Construção Civil houve aumento de 15,4% no consumo de produtos de alumínio, principalmente extrudados; em Transportes, que utiliza peças fundidas, chapas, extrudados e folhas, o crescimento foi de 11,8%; e em Embalagens, segmento que consome chapas e folhas de alumínio, o crescimento foi de 12,7%. Cabe destaque ainda ao crescimento de 46% identificado na Indústria de Eletricidade, cujo maior consumo é de cabos para transmissão de energia elétrica.

“O desempenho do primeiro semestre confirma o ciclo continuo de crescimento que a indústria do alumínio tem registrado nos últimos quatro anos, o qual se sustenta com investimentos e melhorias tecnológicas dos produtos que oferece”, afirma Luis Carlos Loureiro Filho, presidente da ABAL.

A entidade também divulga a nova previsão de desempenho para o ano: o consumo deve atingir 1.041,1 mil toneladas, representando um crescimento de 13,3% em relação ao ano de 2007.

Consumo Doméstico de Produtos Transformados de Alumínio
(unidade: 1000 toneladas)

 

Balança Comercial

Segundo a ABAL, as vendas externas da Indústria Brasileira do Alumínio no primeiro semestre somaram US$ 2.335 milhões, o que corresponde a 2,6% das exportações nacionais, enquanto as importações foram de US$ 482 milhões.


Fonte: Associação Brasileira do Alumínio – ABAL

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