Da carroceria ao motor
Estande da ABAL no SAE Brasil 2006 mostrou aplicações do alumínio no setor de transportes
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No último dia 23 de novembro, foi encerrado o XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. Realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o evento apresentou as principais tendências tecnológicas da indústria da engenharia da mobilidade, sob o tema ´Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. Contribuição da Engenharia Brasileira´. A Associação Brasileira do Alumínio – ABAL esteve presente com um estande institucional, que mostrou importantes aplicações do alumínio na indústria automotiva e de transportes. O espaço da ABAL teve a participação das empresas Asa Alumínio S.A., Companhia Brasileira de Alumínio – CBA, Hydro Alumínio Acro S.A., Novelis do Brasil Ltda. e Valesul Alumínio S.A. Diversas peças e produtos que exploram as potencialidades do alumínio foram expostos, como partes da carroceria do Audi A8 (capô, porta e lateral), um pára-choque desenvolvido para o novo Renault Mégane, um eixo cardan da picape Ford Ranger, um bloco de motor produzido no Brasil para veículos PSA Peugeot Citroën, uma roda que equipa os carros da competição Stock Car, radiadores de modelos Volkswagen e Daimler Chrysler, um tanque de combustível e outros componentes de veículos da Scania e da International Caminhões. Também foi divulgada a Revista Alumínio, publicação que apresenta informações de fomento à aplicação do metal, matérias setoriais, coberturas de eventos e notas da indústria do alumínio no Brasil. O setor automotivo e de transportes é um dos maiores consumidores de alumínio no Brasil. Em 2005, registrou uma demanda de 209,7 mil toneladas, o que representa um crescimento de 12% em relação ao consumo do metal no ano anterior. Além do espaço da ABAL, as empresas que fizeram parte da Exposição SAE Brasil também mostraram aplicações do alumínio no setor automotivo e de transportes. Foram diversos componentes utilizados em sistemas de freios, transmissão, direção e refrigeração, em produtos para proteção térmica e acústica, e nos mais modernos e avançados motores de veículos automotivos e comerciais, expostos em estandes de marcas importantes como Bosch, Dana, Delphi, Mahle, MWM International, Pieburg, Rieter etc. A Alcoa Alumínio S.A. também representou a cadeia do alumínio demonstrando aplicações do metal neste segmento. O estande da empresa expôs, entre outros itens, uma longarina hidroconformada desenvolvida em conjunto com a Dana e o rack da picape Montana, da GM etc. Outro destaque foi a estrutura, inteira em alumínio, de um quadriciclo conceito – movido à energia elétrica – apresentado pela PSA Peugeot Citroën. O uso de materiais mais leves também foi abordado na coletiva de imprensa que reuniu, na abertura do evento, o presidente do SAE Brasil, Gábor Deák, o vice-presidente do setor Automotivo do SAE Internacional, Richard Schaum, e o presidente do Congresso SAE Brasil 2006, Besaliel Botelho. Sobre a importância da redução de peso nos veículos para a diminuição de emissões e melhor aproveitamento energético, Botelho afirmou que existe uma preocupação cada vez maior da engenharia da mobilidade brasileira com essa questão. “Materiais mais nobres, como o alumínio, estão cada vez mais inseridos neste contexto”.