Eventos da Novelis recebem Certificação do Instituto Lixo Zero Brasil com mais de 95% dos resíduos sólidos encaminhados de forma ambientalmente correta – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Eventos da Novelis recebem Certificação do Instituto Lixo Zero Brasil com mais de 95% dos resíduos sólidos encaminhados de forma ambientalmente correta

6 de outubro de 2022

 

A Novelis recebeu duas certificações do Instituto Lixo Zero Brasil por destinar menos de 5% dos resíduos gerados em dois grandes eventos para lideranças da empresa para aterro sanitário. Mais de 95% do lixo e das sucatas utilizadas foram reaproveitados de maneira ambientalmente correta.

“A Novelis tem seu modelo de negócio baseado na economia circular, o que significa que a destinação correta dos resíduos e a reciclagem são partes intrínsecas e extremamente importantes do nosso trabalho. Sustentabilidade, portanto, é um compromisso inegociável para todos nós e isso permeia todos os nossos passos, do dia a dia nas fábricas e nos escritórios aos eventos que promovemos”, explica Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

Desde a concepção, ambos os eventos foram planejados para gerar o mínimo de resíduos possível. Por isso, copos plásticos descartáveis foram substituídos por filtros e modelos de vidro. Embalagens desnecessárias foram eliminadas e, aquelas geradas, encaminhadas corretamente. Para conceder as certificações, o Instituto Lixo Zero Brasil exige que, pelo menos, 90% dos resíduos tenham destinação ambientalmente adequada. Para isso, as sobras de alimentos foram compostadas para serem transformadas em adubo, retornando ao ciclo do alimento; os resíduos recicláveis foram encaminhados diretamente para uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, o que, consequentemente, resulta em geração de emprego e renda para esses profissionais; e as lonas utilizadas na decoração foram reutilizadas para virar itens como necessaires e mochilas, promovendo a economia circular e incentivando um ciclo virtuoso deste resíduo.

“O Lixo Zero é muito mais do que gerenciamento de resíduos sólidos, é a promoção de sensibilização, conscientização, educação, responsabilidade socioambiental e uma atitude cidadã. Para este trabalho, atuamos na estratégia e acompanhamento do desempenho, verificando a cada dia de evento os números para saber se estamos próximos da nossa meta de desvio de 90% para ser um evento Lixo Zero”, explica Luíza Denardin, Consultora Lixo Zero do evento.