Governo encerra investigação de dumping nas importações brasileiras de soda cáustica líquida originárias dos Estados Unidos – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Governo encerra investigação de dumping nas importações brasileiras de soda cáustica líquida originárias dos Estados Unidos

9 de agosto de 2022

 

No Diário Oficial da União (DOU) de 09/08/2022, foi publicada a Circular SECEX n. 34 que determina o encerramento, sem aplicação de direitos, da investigação para averiguar a existência de dumping nas importações brasileiras de soda cáustica líquida – NCM 2815.12.00 – originárias dos Estados Unidos. A investigação foi aberta em fevereiro de 2021 a pedido da indústria doméstica de soda cáustica.

A decisão confirmou a determinação preliminar divulgada em setembro de 2021 em Circular SECEX n. 60, que não identificou a existência de causalidade entre as importações de soda cáustica no período analisado e o dano identificado pela indústria doméstica de soda cáustica.

A ABAL participou como parte interessada no processo de investigação, representando as empresas associadas fabricantes de alumina, uma vez que a soda cáustica líquida é um importante insumo e responsável por parte significativa do custo de produção desta etapa da cadeia.