Hydro Alunorte é a primeira refinaria de alumina do mundo a conquistar ISO 55001 – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro Alunorte é a primeira refinaria de alumina do mundo a conquistar ISO 55001

3 de maio de 2021

 

A Hydro Alunorte é a primeira refinaria de alumina do mundo a conquistar a certificação na norma ISO 55001, que trata do sistema de gestão dos ativos. A empresa conquistou a certificação e passará a constar na lista do Comitê Técnico de Membros da ISO, sendo a primeira do seu segmento. A certificação significa que a refinaria atende exigências legais e regulamentações nacionais e internacionais, além de demonstrar o comprometimento da empresa com a melhoria contínua do seu sistema. Para a certificação, foi executado um planejamento ao longo de 2020, que foi concluído com a visita dos auditores externos no final do ano.

Ao ser certificada pela norma ISO 55001, a empresa também confirma que está contribuindo diretamente com os sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir do alinhamento da estratégia de Responsabilidade Social da Hydro. Os ODS tratam de gestão sustentável da água; energia limpa; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, Inovação e Infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima.

Para Michel Lisboa, diretor industrial da Hydro Alunorte, a certificação na ISO 55001 reafirma nosso compromisso em manter as operações em patamar de classe mundial.

 

“Essa certificação confirma que os nossos processos são confiáveis e que somos uma empresa sustentável. Para o mercado e nossos clientes, demonstra a seriedade e o compromisso da empresa, confirmando que somos um parceiro confiável. Para a comunidade e autoridades, fica clara a seriedade no trato dos processos, assim como os empregados percebem que estão em uma empresa que se posiciona na liderança do mercado”, afirma.

Entre os ativos avaliados estão equipamentos da operação, estruturas físicas da unidade e a imagem institucional da empresa.

 

“A nossa preparação teve continuidade, mesmo com todos os desafios durante a pandemia, respeitando os mais rigorosos padrões de segurança. Agora, temos a responsabilidade de manter essa certificação e melhorar cada vez mais os nossos processos com foco na excelência em gestão de ativos”, Luís Augusto Linhares Santos, gerente-executivo da Hydro Alunorte.

Publicada em 2014 para certificação específica dos sistemas de gestão de ativos, a ISO 55001 foi criada a partir da percepção de empresas e do mercado sobre a importância de se mapear e controlar os seus riscos inerentes a esses processos.

Selos internacionais 

Com a ISO 55001, a Hydro Alunorte totaliza sete certificações internacionais que atestam a conformidade de seus sistemas de gestão de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente, ativos, responsabilidade social, entre outros.

Além do sistema de gestão de ativos, a refinaria é certificada com a ISO 9001 que avalia a gestão de qualidade dos processos; a ISO 14001, que verifica se a empresa segue as normas de gestão ambiental; a ISO 45001, que garante a excelência da gestão em saúde e segurança; e a SA 8000, um selo que atesta a excelência das ações de responsabilidade social, envolvendo todas as partes interessadas na operação da empresa. A indústria do alumínio também tem certificações próprias, já conquistados pela Hydro Alunorte: a ASI Performance, que observa a conformidade de requisitos básicos de gestão, e a ASI Cadeia de Custódia, criada para incentivar a adoção da rastreabilidade e pós-venda do produto