Hydro conquista prêmio pela redução de emissões das operações no Brasil – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro conquista prêmio pela redução de emissões das operações no Brasil

31 de outubro de 2022

 

O “Prêmio de Liderança na Indústria de Mineração e Matérias-Primas” foi entregue à Hydro no S&P Global Platts Global Metals Awards, fruto do trabalho realizado na redução de emissões das operações no Brasil. O evento é apresentado pela S&P Global Platts, principal fornecedor independente de informações e benchmarking para os mercados de commodities e energia, e reconhece as indústrias metalúrgicas em 15 categorias.

“Este é o reconhecimento do grande trabalho que está sendo feito em toda a nossa organização e envia uma forte mensagem do compromisso da Hydro de se tornar uma empresa com zero emissões até 2050”, diz John Thuestad, EVP Hydro Bauxite & Alumina.

No início deste ano, a empresa anunciou investimentos de R$ 1,3 bilhão (US$ 270 milhões) para realizar o projeto de troca de combustível, substituição do consumo de óleo combustível por gás natural, que tem menor emissão de gases de efeito estufa (GEE). Além disso, a Hydro pretende instalar três caldeiras elétricas na Alunorte, em substituição ao carvão. Esses projetos têm o potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 da Alunorte em 1,1 milhão de toneladas e são um importante facilitador para atingir a meta de redução de emissões em 30% até 2030.

“A empresa reconheceu que os desafios das tendências de sustentabilidade, como as principais partes interessadas, incluindo governos, olhando além do carbono e focando na pegada de sustentabilidade geral, incluindo fatores sociais, podem impactar negativamente a licença de operação da Hydro”, disse o júri em sua justificativa para o prêmio.

Em 2021, a Alunorte recebeu licença para operar um novo depósito avançado de resíduos de bauxita,  chamado DRS2. Ao usar a tecnologia de filtro prensa da Hydro, o DRS2 ocupa apenas um quarto da área de superfície do que o histórico depósito de resíduos de bauxita (DRS1) da Alunorte. Além disso, a mina de bauxita, Paragominas, que entrega bauxita para a Alunorte, utilizou uma metodologia chamada Tailings Dry Backfill, que devolve os rejeitos inertes da bauxita extraída para áreas já mineradas.

Indicações da Hydro para o S&P Global Platts Metals Awards 2022:

  • Prêmio de Liderança do Setor: Mineração e Matérias-Primas
  • Prêmio de Liderança do Setor: Sucata e Reciclagem
  • Prêmio de Liderança do Setor: Alumínio
  • Hilde Merete Aasheim – CEO do ano
  • Pål Kildemo – Estrela em ascensão individual do ano
  • Prêmio de Responsabilidade Social Corporativa