Hydro destaca a importância da tecnologia no compromisso com a sustentabilidade – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro destaca a importância da tecnologia no compromisso com a sustentabilidade

5 de junho de 2020

 

Parcerias estratégicas e investimentos em pesquisa e tecnologia impulsionam os esforços da Hydro para tornar as operações cada vez mais sustentáveis. No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, 05/06,  e ao longo desta semana, a empresa promove a conscientização e o engajamento junto aos colaboradores sobre o que cada um pode fazer no dia a dia para contribuir com o planeta.

A empresa é signatária do Pacto Global das Nações Unidas, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em diversas áreas, sendo o meio ambiente uma delas.

O alumínio está em linha com o propósito de contribuir para um mundo mais sustentável e para a manutenção da biodiversidade. Sua leveza e o fato de ser infinitamente reciclável são algumas das principais características que o tornam uma opção ecologicamente correta em diversos setores.

“A Hydro é consciente de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de longo prazo. Temos estabelecido um relacionamento cada vez mais próximo com as comunidades locais, com as autoridades e com as universidades e centros de pesquisa para atuarmos em linha com os anseios da sociedade Estamos sempre buscando técnicas e soluções para que as nossas operações sejam ainda mais sustentáveis e responsáveis.”, afirma Domingos Campos, diretor de Sustentabilidade da empresa.

Pesquisa e Tecnologia em prol da sustentabilidade

A Mineração Paragominas tem sido um laboratório para análises técnicas e científicas voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de recuperação florestal de áreas mineradas. Com 2.300 hectares reabilitados até o momento, a mina é o ambiente para estudos desenvolvidos por pesquisadores do BRC – Biodiversity Research Consortium (Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil – Noruega), composto pela Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Rural da Amazônia (UFRA), do Museu Paraense Emilio Goeldi, da Universidade de Oslo (UiO) e profissionais da Hydro. O objetivo do projeto é alcançar o “estado da arte” em reabilitação ecológica e ambiental de áreas mineradas, fomentando a educação e a pesquisa de alto impacto acadêmico e relevância científica.

Ainda no Pará, a Hydro investiu mais de R$ 1 bilhão, desde 2014, no mais avançado sistema de tratamento e armazenamento de resíduos da produção de alumina. A refinaria em Barcarena, a Alunorte, foi pioneira na utilização da tecnologia dos Filtros Prensa em larga escala no Brasil. Os filtros geram um material seco, com cerca de 78% de sólidos, percentual ótimo para compactação. Em paralelo, a Alunorte desenvolveu o Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2) especialmente para receber o resíduo seco. A solução integrada aumenta a segurança e reduz o tamanho da área necessária para a disposição dos resíduos tratados.

Mais recentemente, a refinaria investiu também na ampliação da capacidade de gestão de efluentes com a nova Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) que entrou em operação este ano. O investimento de R$ 670 milhões contribui para preparar da unidade para futuras mudanças climáticas, garantindo o tratamento e o armazenamento de água. Com a modernização, o sistema opera com 23 novas bombas, alcançando uma capacidade de tratar 14.500 metros cúbicos de água por hora, o equivalente a seis piscinas olímpicas.

Crédito da imagem: LED Produções