Hydro fortalece estratégia de sustentabilidade e investimento social – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro fortalece estratégia de sustentabilidade e investimento social

12 de maio de 2023

 

Para promover o bem-estar e o desenvolvimento social e econômico, a Hydro promoveu mais de 20 projetos em 2022, a partir do financiamento da empresa em diferentes focos como educação, trabalho e renda, desenvolvimento econômico e social e fortalecimento de organizações sociais, que beneficiaram mais de 10 mil pessoas, direta e indiretamente, em comunidades dos sete municípios onde a companhia opera: Barcarena, Abaetetuba, Moju, Acará, Tomé-Açu, Ipixuna do Pará e Paragominas.

Com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal de Paragominas, o programa Território do Saber especializou educadores que concluíram os cursos iniciados em 2021, e entregaram artigos acadêmicos das especializações, que culminaram na publicação de três e-books. No terceiro e quarto trimestre do ano, foram certificados 256 profissionais da rede municipal de educação.

Outro projeto com foco na educação é o Embarca Amazônia, com formação para a educação de jovens empreendedores socioambientais, facilitando a contribuição para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, com imersão nas dimensões social, econômica, ambiental, institucional/legal e étnico-cultural, a partir das cadeias produtivas da floresta, biodiversidade, agricultura sustentável e economia criativa.

No âmbito do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), organização sem fins lucrativos instituída em 2019, com o compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte, outros projetos são desenvolvidos. Somente em 2022, o Fundo investiu R$ 5,5 milhões em projetos e ações sociais.

Entre os projetos do FSH, está o Travessia Barcarena. Em 2022 foi realizada a doação de materiais e maquinário para beneficiamento agrícola, com um custo de mais de 400 mil reais, beneficiando 91 agricultores familiares de Barcarena para atendimento de projetos de estrutura como galinheiros, hortas, entre outros.

“Nos sentimos prontos para dar continuidade ao desenvolvimento da Amazônia paraense e dos territórios onde atuamos. Em 2022, tivemos vários marcos em nossa jornada que refletiram o comprometimento e resultados reais dentro dos nossos quatro eixos estratégicos: educação e habilidades; cadeia de valor; qualidade de vida; e preservação da sociobiodiversidade. Também celebramos no ano passado os três anos de criação do Fundo de Sustentabilidade Hydro, organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável e apoia projetos de base comunitária e com dinâmica participativa. Vamos continuar desenvolvendo nossas operações, territórios e comunidades, sendo bons vizinhos e construindo uma realidade digna e satisfatória para as pessoas”, afirma Eduardo Figueiredo, diretor de sustentabilidade e impacto social da Hydro.