Hydro investe em tecnologia para a maior segurança na navegabilidade em rios do Pará – Associação Brasileira do Alumínio – ABAL
Acesse a área do associado Fale Conosco
← voltar para Banco de Notícias

Hydro investe em tecnologia para a maior segurança na navegabilidade em rios do Pará

22 de março de 2023

 

O Fundo de Sustentabilidade Hydro, por meio da plataforma Conexões Sustentáveis, está apoiando um projeto tecnosocial para produção de mini-transponder no município de Barcarena (PA). Desenvolvida pelo Instituto Açaí – Ciência e Cidadania na Amazônia (IACCA), a iniciativa terá duração inicial de 19 meses e atenderá 178 famílias ribeirinhas que tem como único meio de transporte as navegações nos rios, inclusive com a distribuição de equipamentos de segurança.

Segundo o IACCA, destas famílias que serão diretamente beneficiadas, 42% usam como meio de trabalho a rabeta, sendo que do percentual de 51,7% dos ribeirinhos que utilizam os rios como meio de sobrevivência, 55,4% navegam à noite, o que aumenta a necessidade do equipamento para melhor visualização. Na mesma pesquisa foi constatado que 72,4% dos pescadores não utilizam nenhum item de segurança, como salva-vidas, e 51,1% deles já sofreram algum acidente com embarcações ou alguém da família.

“O mini-transponder é um equipamento de comunicação via rádio, que sinaliza de forma inteligente a aproximação entre as embarcações, evitando as colisões entre elas e tornando a navegação mais segura nos rios da Amazônia. Vamos investir inicialmente mais de R$ 200 mil no projeto, com ajuda do Fundo. A nossa meta é reduzir em até 60% as colisões nas embarcações com permanência do transponder instalado”, ressalta Gilberto Silva, presidente do IACCA.

O projeto nasceu em 2019 de uma ideia inicial do estudante Daniel Gonçalves da Silva, de 17 anos, quando analisava dois acidentes que aconteceram por falha do transponder: o acidente com um avião de passageiros e com um modelo de pequeno porte, modelo Legacy, em 2006, matando 154 pessoas, e outro entre embarcações em Abaetetuba, à noite, com o naufrágio das duas embarcações e algumas mortes.

Foi tentando minimizar esses problemas recorrentes na região que desenvolvi este mini protótipo para embarcações comuns na região, com o apoio de um amigo programador. Encontrei alguns obstáculos pelo caminho, até chegar no modelo atual, e estou adaptando-o para usar a mesma frequência exigida pela Marinha para dispositivos de localização. Sempre me interessei pela criação de equipamentos, inclusive já desenvolvi outro projeto, para uma feira de ciências da escola, chamado o resgate de brinquedos antigos, em que eu desenvolvia e recriava alguns brinquedos utilizados por nossos pais”, relata Daniel.